Acupunturista.net

 

A PERSPECTIVA DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E O TRATAMENTO DO DIABETES


O diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento anormal da glicose (açúcar) no sangue.  Durante a digestão dos alimentos, os carboidratos que ingerimos passam por um processo de alteração e se quebram em partículas de açúcares cada vez menores. Nesse processo, eles são transformados em glicose, cuja molécula é tão pequena que é capaz de atravessar os tecidos até atingirem a corrente sanguínea.

É a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que regula os níveis de açúcar no sangue. O diabético possui uma deficiência na produção da insulina, fazendo com que a entrada de glicose na corrente sanguínea torne-se insuficiente. A glicose, que não consegue passar pelo processo de transformação e entrar na célula, fica retida no sangue e é eliminada através da urina. É por isso que o portador de diabetes urina constantemente e sente muita sede.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam no mundo cerca de 143 milhões de diabéticos, sendo que um terço não sabe que tem a doença.

Tipos de Diabetes

Diabetes tipo 1: conhecida por diabetes insulinodependente, é comum se manifestar em crianças ou jovens e requer a administração diária de insulina, que deve ser injetada uma ou mais vezes durante o dia, dependendo de cada caso. Sua causa ainda é motivo de polêmica entre os especialistas.

Quando a concentração de glicose no sangue sobe, o paciente sente fraqueza, fadiga e sede. Esse processo é chamado hiperglicemia. No caso de queda na concentração de glicose no sangue, o diabético sente tontura, fome, fadiga, dor de cabeça, suores, tremores, e até a perda da consciência nos casos mais severos. Esse processo é chamado hipoglicemia e, nesses casos, é necessário ingerir rapidamente uma dose de açúcar simples. Mas cuidado com exageros pois assim que a hipoglicemia passa o nível de glicose pode subir e levar a uma hiperglicemia.

Os portadores de diabetes costumam ter hipoglicemias durante a manhã ou madrugada devido ao jejum noturno. Assim, é aconselhável ter sempre à mão um alimento que possa suprir a necessidade de glicose durante uma crise de hipoglicemia.

Diabetes tipo 2: nesse tipo de diabetes o paciente não é insulinodependente e sabe-se que seu surgimento mantém correlação com a obesidade e o sedentarismo. Sua incidência é maior após os 40 anos, que é quando os portadores tornam-se incapazes de absorver a glicose. O diabetes tipo 2 é cerca de oito a 10 vezes mais comum que a do tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico.

Segundo o Ministério da Saúde a doença aumenta de três a cinco vezes os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É uma das principais causas de falência renal e pode provocar cegueira, amputação e disfunção erétil, além de reduzir em até cinco anos a expectativa de vida do paciente.

Tratamento do diabetes

Atenção especial à dieta, prática de exercícios físicos, medicamentos e insulina são as práticas mais adotadas para controlar a doença. Cada caso é único e deve ser analisado pelo especialista, que auxiliará o paciente a manter uma alimentação saudável, sempre nos horários certos e nas quantidades adequadas. Hoje já é possível medir o nível de glicose no sangue sem sair de casa, com apenas um furinho no dedo. E a partir dos resultados, aplicar a insulina ou utilizar o medicamento receitado pelo seu médico.

No entanto, muitos diabéticos têm grande dificuldade de controlar o nível do açúcar no sangue. Alguns se referem ao descontrole glicêmico associado ao estresse e à ansiedade. Outros apontam irritabilidade e mudanças repentinas no humor como sintomas da disfunção. Isso abre espaço para a utilização da Acupuntura e de outras terapias relacionadas à Medicina Tradicional Chinesa para auxiliar no controle da doença.

Diabetes e Medicina Tradicional Chinesa

O ginseng tem mostrado bons resultados para regular o nível de açúcar no sangue.
Além dele, os especialista tem tratado o diabetes dos tipos 1 e 2 com uma combinação de ervas que incluem o astragalus e a rehmamnia.

Acupuntura

Segundo um estudo publicado pela OMS o uso da Acupuntura pode reduzir em até 20% o nível de glicose no sangue. De acordo com os especialistas, isso ocorre porque a técnica ativa o sistema endócrino e estimula a produção de insulina.

Além disso, a Acupuntura pode ser usada no controle do estresse, para favorecer a imunidade geral e revitalizar órgãos que possam vir a se comprometer devido ao diabetes.
Geralmente, o acupunturista trabalha em pontos associados à bexiga, rins, pâncreas, baço, órgãos relacionados e meridianos. Também nota-se que a Acupuntura ajuda na reversão da neuropatia, geralmente presente em pacientes diabéticos de longa data.

A Acupuntura à laser e a Auriculoterapia também são utilizadas. No entanto, os especialistas alertam para a necessidade de controlar a glicemia através da dieta adequada e do uso do medicamento receitado pelo endocrinologista.

Acupressão

A acupressão é uma técnica que consiste em pressionar determinados pontos do corpo com as mãos. Ela tem a vantagem de dispensar o incômodo das agulhas e, quando bem aplicada, pode trazer resultados satisfatórios.

Para usá-la no controle dos sintomas relacionados ao diabetes, tais como cansaço, cãibras e problemas menstruais, é necessário aplicar pressão diretamente nos pontos 18, 19, 20 e 23 da bexiga para estimular o bom funcionamento do fígado e do pâncreas, melhorando os sintomas da doença e a saúde geral do paciente.




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros