As pessoas que sofrem de síndrome do piriforme, irritação do nervo ciático que pode causar dor crônica, podem contar com tratamentos alternativos como a Acupuntura e o Shiatsu para amenizar o problema. É o que afirma um estudo publicado na revista “Arquivos de Ciências da Saúde”. Segundo a pesquisa, a associação de técnicas de Acupuntura e Shiatsu é extremamente eficaz no tratamento do ciático, auxiliando na diminuição da dor e no aumento da flexibilidade e da função muscular.
A síndrome piriforme afeta mais frequentemente a população masculina, numa proporção de seis homens para uma mulher. Ela pode ocorrer como conseqüência de compressão do nervo ciático pela tensão do músculo piriforme, que ocasiona a irritação e inflamação do nervo.
O sintoma mais comuns do paciente com a síndrome é uma dor profunda e localizada na superfície posterior do quadril. Também há queixas de dormência e formigamento em direção à perna, além de lombalgia indicando o comprometimento do ciático.
O tratamento convencional, caso o nervo esteja muito irritado ou inflamado, pode englobar compressas de calor superficial, iontoforese (introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxílio da corrente elétrica), laser, repouso e analgésico, além da fisioterapia.
RESUMO: A síndrome do piriforme é caracterizada por uma condição na qual o músculo piriforme contribui para a compressão ou irritação do nervo isquiático. A maior causa de lesões nos músculos da pelve e coxas são decorrentes de traumas por uso excessivo e podem ser observados com freqüência na corrida. O objetivo deste estudo foi propor um tratamento associando as duas técnicas, a massagem e a Acupuntura, em corredores com síndrome do piriforme.
MÉTODOS: Foram tratados nove corredores, de ambos os sexos, com média de idade de 44,5 anos, que apresentavam dores nas regiões lombar e glútea e/ou coxa; utilizando-se para avaliação os testes clínicos; escala analógica de dor e testes de flexibilidade. O tratamento consistiu em massagem (Shiatsu) e Acupuntura.
O tratamento foi realizado pelo mesmo profissional em todas as intervenções. Iniciou-se com a massagem (Shiatsu), a fim de liberar os pontos de tensão em toda a região glútea e coxa do lado acometido, utilizando a palma das mãos, o cotovelo e o polegar para pressionar os pontos. Em seguida foi realizada Acupuntura: a agulha foi aplicada em seus devidos pontos, profundamente e estimulada pela terapeuta de forma circular, no sentido horário e anti-horário e movimentos de sobe-e-desce em: origem e inserção do músculo piriforme (face pélvica do sacro e trocanter maior do fêmur); origem do glúteo médio (face lateral do osso ilíaco); limite superior do glúteo mínimo; limite superior do glúteo máximo; origem dos músculos isquiotibiais (tuberosidade isquiática); diáfise do músculo bíceps femoral e do músculo semitendinoso.
Após isto, o tratamento foi finalizado com a massagem novamente na região glútea e coxa do lado acometido. Foram realizadas no máximo cinco sessões para o alívio dos sintomas. Houve intervalo entre as sessões, de quatro a 10 dias, as quais foram definidas de acordo com a melhora do paciente e conforme o dia dos treinos (intensidade ou distâncias) para que não interferisse diretamente no tratamento. Sendo assim, foi recomendado que no dia seguinte à sessão o paciente descansasse ou treinasse mais leve e em curta distância.
Ao finalizar o tratamento, na última sessão, foi aplicado um questionário com relação ao estado do paciente pós-tratamento, e foram repetidos novamente os testes especiais e funcionais.
RESULTADOS: Houve melhora significativa da dor (p = 0,007) e da flexibilidade (p = 0,018).
CONCLUSÃO: As duas técnicas associadas proporcionaram aos corredores melhora da dor e flexibilidade restabelecendo a função muscular.
AUTOR(ES): Brum, Kazumi N; Alonso, Angélica C; Brech, Guilherme C.
TÍTULO: “Tratamento de massagem e acupuntura em corredores recreacionais com síndrome do piriforme”
FONTE: Arq. ciênc. saúde;16(2):62-66, abr.-jun. 2009. tab.
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »