RESUMO: Medicina Tradicional Chinesa (MTC) durante muitos séculos foi usada e ainda é amplamente utilizada hoje em países do leste e sul da Ásia para o tratamento de pessoas com AVC.
O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar se o complexo da Medicina Tradicional Chinesa melhora a recuperação motora pós-AVC. Em particular, nós definimos como intervenção, que incluía, pelo menos, Acupuntura e Fitoterapia Chinesa.
MÉTODOS: Uma busca extensiva incluindo PubMed, EMBASE, CBM, e na Biblioteca Cochrane foi realizada até dezembro de 2007. Os ensaios clínicos randomizados (ECR) sobre disfunção motora do pós-AVC foram procurados, independentemente de qualquer linguagem. A qualidade de cada experimento foi avaliada de acordo com Cochrane "Manual do Avaliador 4.2.6.
RESULTADOS: Após a seleção de 11 234 artigos, 34 foram incluídos. Todos esses ensaios foram conduzidos na China e publicados em revistas chinesas. Todos os ensaios sugerem um forte viés de publicação. Devido à heterogeneidade clínica e metodológica significativas, não foi possível realizar análise com resultados cumulativos.
CONCLUSÕES: O que surge a partir desta revisão sistemática é que ainda são escassos os dados disponíveis para avaliar a eficácia da Medicina Tradicional Chinesa para disfunção motora pós-AVC. A maioria dos estudos primários disponíveis para esta avaliação foram projetados inadequadamente, havendo ensaios caracterizados por taxas de abandonos desconhecidos e imprecisão de definição de medidas de resultados. Nenhum dos estudos abordou pontos importantes como morte, o tempo de sobrevivência, a taxa de dependência, a redução do tempo de permanência no hospital, etc. A chave para conduzir a práticas baseadas em evidência é estabelecer um consenso sobre medidas padronizadas e, em seguida, projetar a realização de adoção dessas normas.
AUTOR(ES): Junhua Z; Ippolito-Menniti F, G Xiumei; Firenzuoli F; Boli Z e M Massari; S Hongcai; H Yuhong; R Ferrelli; H Limin, R Um, Fauci Guerra; Raschetti R
TÍTULO: “Medicina tradicional chinesa e a disfunção motora pós-AVC: uma revisão sistemática”
FONTE: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-19556527
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »