Apresentada a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, a tese de doutorado de João Bosco Guerreiro da Silva avalia o resultado do tratamento por Acupuntura em mulheres grávidas.
O objetivo foi analisar a eficácia da Acupuntura para tratar queixas não obstétricas, ou seja, aqueles sintomas que não estão relacionados diretamente à gestação, tais como dores lombares e pélvicas, transtornos emocionais, cefaléia, refluxo, insônia, náuseas e vômitos, distúrbios digestivos baixos e alergia respiratória.
O estudo foi efetuado com “cem gestantes entre 15 e 39 anos, entre 15 e 30 semanas de gestação, divididas aleatoriamente em dois grupos. Cinqüenta delas tratadas convencionalmente por seus obstetras na Santa Casa de São José do Rio Preto (grupo controle) e outras cinqüenta que além de tratamento semelhante ao grupo controle, receberam acupuntura por oito semanas (grupo caso)”, relata a pesquisa.
RESUMO: O objetivo principal do estudo foi avaliar o sintoma principal, ou seja, a dor. Para tanto, o pesquisador utilizou a Escala de Avaliação Numérica (EAV) de zero a dez como parâmetro de análise. O estudo também observou a resposta da Acupuntura na melhoria do desempenho de atividades físicas, fisiológicas e mentais. Os pacientes foram tratados pela Acupuntura Tradicional, na qual foram utilizados pontos pré-selecionados para cada queixa. Para análise estatística foi utilizado os testes t para variáveis paramétricas e Kruskal-Wallis e Mood para aquelas variáveis não paramétricas.
Mudanças percentuais nos valores de EAV foram analisadas pelo teste de Fisher e o teste de medidas repetidas (ANOVA) foi utilizado, quando necessário, para avaliar os efeitos de tempo, grupo e interação tempo-grupo. Um valor p<0,05 foi considerado estatisticamente significante.
RESULTADOS: Vinte e uma gestantes não terminaram o estudo e os dados dizem respeito a 39 mulheres no grupo caso e 40 no grupo controle.
AUTOR: Silva, João Bosco Guerreiro da
TÍTULO: “Benefícios da Acupuntura nas principais queixas não obstétricas da gravidez: um estudo prospectivo, controlado, quasi-randomizado”.
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »