Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA E DORES DE CABEÇA


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Associação Odontológica de Ribeirão Preto aponta a Acupuntura como opção de tratamento da dor de cabeça associada a dores miofasciais, ou seja, dores na região da face, pescoço, mandíbula e regiões dos ombros.

RESUMO: Dores miofasciais são comumente associadas com dor de cabeça. Acredita-se que sinais de dor são geralmente fadiga ou contração localizada das fibras musculares e sensibilização de terminais nervosos por substâncias alógenas, provavelmente devido a síndrome do sobre uso, isquemia e trauma.

Dor miofascial usualmente implica o envolvimento de trigger point (TP) que refere dor para áreas distintas dentro dos músculos ou conexão tecidual, irradiando para áreas adjacentes quando pressionada.

Pesquisadores acreditam que esses pontos consistem em áreas contraídas dentro do músculo ou tecido conectivo que são extraordinariamente sensíveis, devido ao aumento de resíduos e químicas que o corpo produz em resposta à irritação. Esses trigger points se tomam tão sensíveis que eles podem irritar nervos que suprem áreas adjacentes, causando sinal de dor que viaja para áreas vizinhas.

No caso das dores de cabeça estes TP podem se localizar dentro e envolta dos músculos da cabeça, pescoço, mandíbula e regiões dos ombros. É amplamente aceito que os TPs apareçam nos músculos que tenham sido injuriados devido a trauma (ex.: acidente de carro / efeito chicote), ou em casos de luxação recorrente tal como operadores de teclado, esportistas ou dentistas.

Acredita-se também que os TPs podem ser perpetuados por fadiga, dieta pobre, estresse e muitos outros fatores. Trigger Points muscular na face, cabeça e região do pescoço freqüentemente enviam dor dentro e em áreas vizinhas, gerando dores de cabeça simuladas ou possivelmente provocando seu início.

Há muitas opões de tratamento, entre elas: spray e alongamento; Acupuntura; pressão digital direta; terapias manuais (osteopatia); agulhamento com rompimento das fibras do TP através de injeção anestésica sem vasoconstrictor.

AUTOR: Lima, Caroline, Garcia de

TÍTULO: “Cefaléias e sua correlação com a Síndrome Dolorosa Miofascial e os Trigger Points"

FONTE: Lima, Caroline, Garcia de
http://143.107.73.17/F/N2XG91K92KHAG9HQTYRLLLB4JNLG7UQUCXUFRAINXIH4TE73TK-49612?func=full-set-set&set_number=058049&set_entry=000001&format=999




Compartilhe:

Mais Cefaléia em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros