Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA E O COMBATE À DOR DE CABEÇA TENSIONAL


A cefaléia tensional é dita como a dor de cabeça mais comum que existe. Segundo os especialistas, a dor da cefaléia tensional costuma ser leve ou moderada e durar tanto quanto uma enxaqueca. Ela pode ser desencadeada pelo stress e, como a enxaqueca, não responde bem ao uso de medicamentos tradicionais para dor.

Durante a crise de cefaléia tensional há uma sensação de aperto na cabeça. A dor, muitas vezes, localiza-se mais intensamente no pescoço pois encontra-se associada a contrações musculares. Diferente da enxaqueca, a dor da cefaléia tensional não costuma vir acompanhada de enjôo ou vômitos, aversão à claridade e barulho, etc.

Resumo da pesquisa

INTRODUÇÃO: Acupuntura é frequentemente utilizada para profilaxia da cefaléia do tipo tensional, mas sua eficácia ainda é controversa. Esta revisão representa uma versão atualizada de um “Cochrane Review” originalmente publicado no artigo 1/2001, disponível na Biblioteca Cochrane (The Cochrane Library).

OBJETIVOS: Investigar se a Acupuntura é mais eficaz do que qualquer tratamento profilático de rotina e do que a acupuntura "sham" (placebo), comparando-a com outras intervenções para reduzir a freqüência de cefaléia episódica ou crônica, do tipo tensional.

As seguintes bases de dados forma pesquisadas: “The Cochrane Pain”, “Palliative & Supportive Care Trials Register”, “CENTRAL”, “MEDLINE”, “EMBASE and the Cochrane Complementary Medicine Field Trials Register” em Janeiro de 2008.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram incluídos ensaios randomizados com um período de observação de pelo menos oito semanas e que compararam os efeitos clínicos de uma intervenção de Acupuntura com um controle (sem tratamento profilático ou cuidados de rotina apenas), com uma intervenção de sham acupuntura (placebo), em pacientes com cefaléia episódica ou do tipo tensional crônica.

Dois revisores verificaram a elegibilidade, extraíram informações sobre os pacientes, intervenções, métodos e resultados e avaliaram os risco e qualidade da intervenção de Acupuntura. Os resultados extraídos incluíram resposta (pelo menos 50% de redução da frequencia da cefaléia), os ataques de cefaléia, dias da dor, sua intensidade e o analgésico utilizado.

PRINCIPAIS RESULTADOS: Onze ensaios com 2317 participantes (mediana 62, variação de 10 a 1265) cumpriram os critérios de inclusão. Dois grandes ensaios clínicos compararam a Acupuntura para o tratamento de cefaléias agudas com cuidados de rotina apenas. Ambos encontraram dados clínicos relevantes e estatísticas significativas em um curto prazo (até três meses), com relação aos benefícios da acupuntura sobre o controle de resposta, número de dias de cefaléia e intensidade da dor. Efeitos de longo prazo (após três meses) não foram investigados.

Três dos quatro ensaios comparando acupuntura com fisioterapia, massagem ou relaxamento tiveram deficiências metodológicas importantes no relato. Seus resultados são difíceis de interpretar, mas coletivamente sugerem respostas um pouco melhores para alguns grupos de controle.

CONCLUSÃO: Na versão anterior desta revisão, os elementos de prova em apoio da Acupuntura para cefaléia do tipo tensional foram considerados insuficientes. Agora, com seis ensaios adicionais, os autores concluem que a Acupuntura pode ser uma valiosa ferramenta não-farmacológica para tratar pacientes com cefaléia do tipo tensional crônica.

AUTOR(ES): Linde K, Allais G, Brinkhaus B, Manheimer E, Vickers A, White AR

TÍTULO: “Acupuntura para dor de cabeça do tipo tensional”

FONTE: http://www.cochrane.org/reviews/en/ab007587.html




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros