A doença de Parkinson é uma desordem neurodegenerativa progressiva, isso é, uma doença degenerativa do sistema nervoso central de causa desconhecida e que raramente se manifesta antes dos 50 anos, afetando principalmente a população idosa.
Sua principal característica neuropatológica é a lesão dos neurônios dopaminérgicos, que levam a alterações comportamentais (geralmente ansiedade e depressão) e motoras, tais como rigidez muscular, tremor de repouso, hipocinesia (diminuição da mobilidade)e instabilidade postural.
RESUMO: A acupuntura, técnica milenar chinesa, age principalmente sobre o sistema nervoso central, endócrino, e seu efeito pode ser imunoestimulante, imunossupressivo, analgésico e/ou ainda antiinflamatório. Por isso, ela tem sido utilizada como tratamento de numerosas desordens neurodegenerativas e recentemente tem sido demonstrado que a acupuntura possui efeitos neurotróficos e neuroprotetores sobre várias condições patológicas, dentre elas na Doença de Parkinson.
MÉTODOS: Foram submetidos ao método 32 animais, divididos randomicamente em quatro grupos de oito, quais sejam, sham, sham-acupuntura, Doença de Parkinson-sham e Doença de Parkinson-acupuntura e comparados através da verificação de variância (ANOVA) e o teste post-hoc de Newman-Keuls.
Objetivou-se, com este estudo, analisar qual o efeito da Acupuntura sobre parâmetros de comportamento e desempenho motor em modelo animal com Doença de Parkinson induzido quimicamente.
RESULTADOS: Os resultados mostram que os testes de cruzamento no campo aberto e de rotações por minuto no teste de Rota Rod não apontaram deficiências de coordenação motora. Enquanto o grasping test apontou deficiência de força, a qual a acupuntura reverteu.
O item latência, no teste de campo aberto, por sua vez, apontou bradicinesia sem efeito da Acupuntura, já a ocorrência de bolli fecalli no teste de campo aberto demonstrou que a reserpina aumentou a ansiedade e a Acupuntura a reverteu.
Conclui-se, portanto, que a Acupuntura demonstra melhora no desempenho motor e age como ansiolítico em modelo animal de Doença de Parkinson.
AUTOR: Nicoly de Souza Rodrigues
TÍTULO: “Os efeitos da Acupuntura na doença de Parkinson”
FONTE: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/08a/nicoly/TCC.pdf
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »