A pesquisa publicada na Revista Gaucha de Odontologia estudou o comportamento dos músculos através de eletromiografia em repouso, teste que registra a atividade elétrica associada à contração muscular e que permite observar a conduta dos músculos relacionados ao bruxismo.
Mas afinal, o que é bruxismo?
O bruxismo é o hábito de ranger os dentes e pode ser causado por muitos fatores, podendo comprometer de diferentes maneiras o sistema ortognático, ou seja, o sistema responsável pela mastigação, respiração, deglutição e fonação. Problemas nessas funções podem desencadear transtornos nas bases ósseas, arcadas dentárias, músculos mastigadores e na expressão facial, promovendo um desgaste destrutivo dos dentes. Normalmente este hábito ocorre à noite uma vez que, inconscientemente, não conseguimos ter controle das forças utilizadas nesta parafunção durante o sono. O bruxismo pode ser observado em todas as faixas etárias e com prevalência semelhante em ambos os sexos.
Não há uma definição exata de como surge o bruxismo. Algumas causas podem levar a ocorrer ou acentuar o bruxismo, tais como: estresse emocional, estresse físico, disfunção e sobrecarga dos músculos mastigatórios, disfunção na articulação temporomandibular, interferência oclusal, perdas dentárias e patologias das vias aéreas superiores.
A pesquisa
“Quinze pacientes identificados como bruxômanos e classificados de acordo com seu grau de severidade através de critérios propostos por Molina em 1999, foram submetidos a exame eletromiográfico inicial, uma única sessão de acupuntura convencional com agulhas e auricular, submetidos a novo exame eletromiográfico imediatamente após e por cinco dias consecutivos subsequentes à acupuntura”, explicam os pesquisadores.
Com o objetivo de verificar se havia diminuição no nível de atividade muscular em repouso nos pacientes submetidos aos testes, a pesquisa procurou observar o comportamento desta atividade muscular por cinco dias após a sessão de acupuntura.
“A análise estatística dos dados foi feita através do Teste de Postos de Wilcoxon e os resultados mostraram que os grupos de músculos Temporais anteriores e Masseteres de 66 por cento a 73 por cento dos pacientes apresentavam significante diminuição de atividade (p<0,05) na mensuração de 60 horas após acupuntura. Além disso, quando analisados individualmente, houve redução para o músculo Temporal anterior direito na mensuração de 60 horas (66 por cento) e 84 horas (80 por cento). Para o músculo Masseteres direito a redução de atividade se deu nas mensurações de 12 horas (60 por cento), 60 horas (73 por cento) e 108 horas (73 por cento) e por último, o músculo Masseter esquerdo apresentou redução de atividade em 60 horas (66 por cento) e 84 horas (60 por cento) e 108 horas(86 por cento)”, detalham os pesquisadores.
Os dados coletados possibilitaram concluir que a acupuntura foi capaz de diminuir a atividade dos músculos mastigatórios dos pacientes. “No entanto, mais estudos são necessários para se afirmar que ela é uma alternativa eficaz para o tratamento do bruxismo”, relata a investigação.
Título: Avaliação do uso de acupuntura no tratamento de pacientes com bruxismo
Autores: Dallanora, Leandro José; Faltin, Pedro Paulo; Inoue, Ricardo Tatsuo; Santos, Vânia M. Aranha dos Santos.
Fonte: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/lil-397067
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »