A lombalgia, também conhecida como dor lombar, é uma doença muito comum que, na grande maioria das vezes, está relacionada com problemas mecânicos da coluna vertebral e que pode ser combatida com a ajuda da Acupuntura.
Em estudo publicado na Biblioteca de Ciências da Saúde da UNIPAR, pesquisadores afirmam que a Acupuntura, através do estímulo de certos pontos, tem acesso direto ao sistema nervoso central, podendo ser uma aliada no tratamento da lombalgia.
O objetivo da pesquisa foi efetuar um levantamento de evidências científicas da efetividade da acupuntura como terapia no tratamento desse tipo de dor. Os resultados indicam que há evidências de que o uso da acupuntura apresenta melhoras, em especial no tratamento de lombalgia em estado crônico.
“Como os artigos analisados referem-se a diferentes populações, apresentam variabilidade metodológica e, em alguns casos, detalhamento insuficiente de procedimentos, sugere-se que pesquisas mais aprofundadas, para uma melhor caracterização da efetividade da acupuntura no tratamento da lombalgia, sejam realizadas”, completam os pesquisadores.
Mas afinal, o que causa a lombalgia?
Estimativas apontam que oitenta por cento dos seres humanos sentem esse tipo de dor em algum momento de suas vidas. A maioria das pessoas acometidas pelo mal é capaz de manter suas atividades cotidianas, apesar de cumpri-las com muito desconforto ou dor.
Em sua maioria, as dores lombares estão relacionadas a problemas na função da coluna vertebral. O tratamento principal inclui exercícios e cuidados posturais. Artrose das articulações intervertebrais e desestruturação do disco intervertebral (discopatia degenerativa) são algumas das causas das dores.
A reeducação postural previne, melhora e até mesmo corrige a maioria dos problemas que levam a lombalgia. Representante de afecções do aparelho locomotor, a dor lombar é uma das principais causas de absenteísmo ao trabalho nos países industrializados.
Título: Eficácia da acupuntura no tratamento da lombalgia
Autores: Lorenzetti, Bruno Tetsuo Aizawa; Corrêa, Fábio Takahashi; Fregonesi, Cristina Elena Prado Teles; Masselli, Maria Rita.
Fonte: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »