Algumas doenças crônicas, especialmente a asma brônquica, têm sido implicadas como causa de baixo peso e estatura. Há um retardo evidente do crescimento iniciado por perda de peso, associado ao retardo de crescimento em estatura e de maturação esquelética.
O presente estudo avaliou o efeito da Acupuntura na melhora do peso, estatura e índice de massa corporal de crianças asmáticas.
RESUMO: O estudo constou de observação de 34 crianças, portadoras de asma brônquica, matriculados no grupo de Acupuntura Infantil do Setor de Medicina Chinesa da UNIFESP e na Unidade Básica de Saúde Prof. Dr. Eduardo Reschilian, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo.
MÉTODO: As 34 crianças foram dispostas em dois grupos, constituído por 17 crianças que receberam tratamento por Acupuntura utilizando-se os pontos B-13 (Feishu), P-1 (Zhongfu), B-47 (Zhishi), M-DC-1 (Dingchuan), P-9 (Taiyuan), P-5 (Chize), VC-17 (Shanzong), VC-22 (Tiantu), F-3 (Taichong), R-3 (Taixi), e outras 17 crianças que receberam tratamento com broncodilatadores por vias oral e inalatória, sem corticóides, na Unidade Básica de Saúde.
RESULTADOS: Em relação à variação da estatura e do índice de massa corporal (IMC) dos 34 pacientes, nos exames de pré e pós-tratamento, a análise estatística mostrou que houve diferença significante nos grupos Acupuntura e controle; porém, ao analisar-se a situação de pós-tratamento, observou-se que no grupo Acupuntura foi significativamente maior que no grupo controle.
Em relação ao peso dos 34 pacientes nos exames de pré e pós-tratamento, houve diferença significante nos grupos Acupuntura e controle.
CONCLUSÃO: O tratamento, segundo a metodologia aplicada, comparando-se o grupo Acupuntura e o grupo tratado com broncodilatadores, mostrou haver melhora significante no grupo Acupuntura em relação ao grupo de controle, quanto à estatura e índice de massa corporal, no pós-tratamento.
AUTOR(ES): Carneiro, Elisabete dos Reis; Yamamura, Ysao; Menezes, Aparecida Assunçäo; Novo, Neil Ferreira.
TÍTULO: “Asma brônquica em crianças em relação a peso e estatura”
FONTE: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=254168&indexSearch=ID
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »