A acupuntura é uma prática terapêutica criada há mais de dois milênios pela medicina oriental. Ela consiste na estimulação de locais anatômicos – os chamados pontos de acupuntura – através de agulhas metálicas muito finas que penetram na pele. A tradição chinesa defende que a acupuntura é capaz de ajustar canais energéticos do corpo – os meridianos – de acordo com equilíbrio de yin e yang. Já a medicina ocidental e moderna acredita que a técnica estimula a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. A acupuntura tem se mostrado um método muito eficiente na prevenção e no tratamento de doenças¹. Assim, a técnica vai se popularizando cada vez mais e atuando na abordagem das mais diversas enfermidades.
No tratamento das cólicas menstruais, a acupuntura já demonstrou respostas muito favoráveis². Além de diminuir as dores, a acupuntura ajuda a estabilizar o estado emocional, que sofre grandes oscilações durante o período da menstruação. Sabe-se que os sintomas da tensão pré-menstrual transcendem o físico, e acometem fatores psicológicos e comportamentais. Por isso, a principal vantagem desse tratamento alternativo é que a acupuntura visa o equilíbrio do organismo, trabalhando a paciente como um todo, e acrescentando a sua qualidade de vida e ao seu bem-estar. Além disso, a acupuntura não apresenta contraindicação nem efeitos colaterais.²
A eficácia da acupuntura no tratamento da dismenorreia é atribuída ao fortalecimento da circulação do sangue e da energia vital. Assim, o organismo consegue inibir a produção de prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias responsáveis pelas contrações do útero durante a menstruação, ou seja, é a principal causa das cólicas menstruais. Além de amenizar consideravelmente as dores na região pélvica, a acupuntura tem outros efeitos muito positivos graças à sua ação que diminui o Sistema Nervoso Simpático, e aumenta o Sistema Nervoso Parassimpático, trabalhando, assim, uma melhora no humor e nos sintomas de ansiedade e irritabilidade da paciente. Por todos os benefícios que proporciona aos pacientes, a acupuntura é um método alternativo e complementar que cresce cada vez mais em aceitação e reconhecimento.
Referências
1) Kurebayashi LFS, Freitas GF, Oguisso T. Enfermidades tratadas e tratáveis pela acupuntura segundo percepção de enfermeiras. Rev Esc Enfer. 2009; 43(4):930-936.
2) Mendes RC, Celestino TR. Utilização da acupuntura no tratamento da dismenorreia [monografia]. Mogi das Cruzes: UMC; 2012.
Fonte: http://www.buscofem.com.br/
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »