Acupunturista.net

 

OITO PASSOS PARA A FELICIDADE


A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou paz interior. 

Buscar a felicidade é encontrar o equilíbrio entre: as sensações internas, o autoconhecimento, o meio ambiente e os relacionamentos interpessoais. Manter esse dinamismo de forma constante pode gerar ansiedade se não vivenciado de forma consciente. Mas a partir do momento em que se compreende quando essas situações desafiam os sentimentos, é possível desenvolver o auto aprimoramento e permitir-se a felicidade!

 

1.Capacidade de adaptação a novas situações

É realmente intrigante deparar-se com algo novo, nossos sentidos se aguçam para entender como se comportar perante as situações. As principais reações são de luta ou fuga, que fazem parte de nosso sistema de defesa, mas ainda podemos observar e tatear o ambiente a fim de entende-lo e integrar essa nova percepção.

Adaptar-se a novas situações ajuda a desconstruir padrões limitantes de comportamento e promove maior liberdade de sensações, gerando uma sensação única de bem-estar, além disso, há uma redução considerável nas reações negativas!

2.Buscar objetivos de acordo com suas características pessoais

Quando você começa a se compreender e entende que há diversas áreas da sua vida que integram sua rotina, você aprende a observar como seu corpo funciona, quais alimentos são mais apropriados, por quais pessoas você tem mais afinidade e aprende a interpretar suas sensações, desta forma você é capaz fazer escolhas mais alinhadas ao seu perfil e que ajudam a fortalecer sua estrutura.

Quais são suas Características? Mais intelectual, caseira, aventureira, introvertida, extrovertida... entender os valores que te movem e quais os objetivos que gostaria de atingir, te faz organizar os recursos internos e pessoais para construir sua história de forma mais genuína.

3.Ser agradável e gentil no relacionamento com outras pessoas

Gentileza gera gentileza!

Olhar para o outro e oferecer seu tempo e suas experiências é uma forma amorosa de acolher o outro. Bem como escutar suas histórias e vivencias. Fortalecer laços é fundamental para os relacionamentos, e a cada encontro e reencontro que temos são inundados de mudanças e aprendizados.

Construa interesse pelas pessoas, respeito pelo ponto de vista diferente, aprimore a empatia, sorria sempre para todos, as pessoas são curadas com gentilezas, carinho e benevolência.

Amor, Admiração e Respeito são ingredientes fundamentais de um relacionamento saudável e duradouro. Sabendo isto cabe a nós alimentá-los. Como? Reconhecendo o que gostamos um no outro, falando sobre o que nos une, reavivando boas memórias, criando novas boas memórias…

 

4.Não super dimensionar suas falhas e defeitos

Por que olhamos sempre para o que é negativo? Por que a felicidade parece estar longe?

Ao enfrentar um novo problema, não foque apenas no problema, pense no que precisa ser feito para que o objetivo seja alcançado e então você terá o foco na solução, descubra suas virtudes!

 O processo de redirecionar o foco é uma construção diária, é preciso um tempo até que se acostume a pensar da maneira certa ao se deparar com um problema, ou seja, é preciso praticar para se tornar um habito saudável.

Use essa nova forma de pensar em pequenos problemas que encontrar no seu dia a dia e comece a praticar!

5.Construir autonomia e independência

Autonomia significa o exercício do autogoverno, autorregularão, livre-escolha, privacidade, liberdade individual e independência moral. Refere-se à liberdade de experienciar eventos da vida com harmonia com os próprios sentimentos e necessidades.

Independência é a capacidade funcional, isto é a capacidade de realizar atividades básicas do  dia-a-dia (alimentar-se, fazer a higiene pessoal, vestir-se, se locomover, etc.) e atividades instrumentais da vida diária (fazer compras, pagar as contas, usar meio de transporte, preparar uma refeição, cuidar da própria saúde, manter sua própria segurança) a ponto de sobreviver sem ajuda para o autocuidado e o manejo instrumental da vida. 

Autonomia e independência estão intimamente ligadas às capacidades mental, intelectual e física. Portanto estas capacidades devem ser estimuladas, essencialmente através de estilos de vida, hábitos e comportamentos: medidas simples como atividade física regular, alimentação balanceada, hábitos de leitura ou outra atividade que estimule o funcionamento cerebral, atividades de lazer e atividades sociais.

 

6.Valorizar o que se tem

“Escolha o trabalho que goste e não terás de trabalhar um único dia da tua vida” Confúcio.

É muito importante valorizar o que se tem, e o esforço para se obter, não apenas o que é material, mas também as conquistas do dia-a-dia.

Pensar que tudo que você conquistou demandou tempo, esforço, conhecimento e aprimoramento, faz você observar de outra forma os acontecimentos a sua volta.

Desta forma, você poderá desfrutar plenamente de sua saúde física e mental, relacionamentos, conquistas pessoais e profissionais e permite novas oportunidades de desenvolvimento.

Aproveite tudo que você conquistou, compartilhe com quem você ama, assim terá ainda mais sentido suas conquistas!


 

7.Seja competente naquilo que se faz

Se prepare para o melhor, faça com dedicação, de coração, com sua energia!

Aprender a conhecer – buscar conhecimento, estudar, aumentar o número de informações sobre as coisas

Aprender a fazer – habilidade em realizar, a partir dos conhecimentos adquiridos. Unir teoria e prática

Aprender a conviver – este item é fundamental para os seres humanos, já que sua vantagem competitiva é a linguagem e aprender a conviver em grupo aprimora a nossa linguagem

Aprender a ser – aqui entram itens como integridade, honestidade e bom caráter.

8.Seja prudente

Ser prudente significa tomar decisões sábias, baseadas em um princípio. Para isso, você precisa, primeiramente, construir uma base moral resistente. Esse alicerce facilitará seu caminho através de circunstâncias específicas até chegar a um curso de ação mais prudente.

Essa qualidade lhe garante a capacidade de saber o que deve ser feito para alcançar um bom resultado, incluindo quando e como fazê-lo. Como alguém que pratica regularmente a prudência, você poderá ser capaz de fazer escolhas melhores e mais gratificantes, melhorando, assim, a qualidade geral de sua vida.

Seja feliz, sempre!

Dra. Mayra Cordeiro Fisioterapeuta, Mestre em Medicina Tradicional Chinesa e acupunturista, Coaching




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros