Acupunturista.net

 

“NUTRIR A VIDA”- A PREVENÇÃO DA COVID-19 A PARTIR DA SABEDORIA DO CLÁSSICO DA MEDICINA INTERNA DO IMPERADOR AMARELO


A história chinesa registra o triste episódio de uma epidemia ocorrida no ano de 217 EC, na cidade JiànĀn. O poeta CáoZhídeu uma descrição detalhada dessa grande epidemia em seu artigo “Falando sobre o Qi epidêmico”:“[...]a asfixia era predominante, toda família sofria a dor deperder algum parente, em cada quarto ouvia-se choro de tristeza. Houve casos de famíliasinteiras dizimadas pela doença ou de tribostotalmente extintas”.Apraga e os poucos conhecimentos médicos causaram muitas mortes e muita dor. Ao longo da história, pragas e pandemias causaram enorme destruição! 

Segundo estatísticas de especialistas, em 2.154 anos, de 243 AEC até 1911 EC, houve 352 grandes epidemias na China. Em certo sentido, a história humana também é uma história de superação de pragas e epidemias.

Clássico da Medicina Interna do Imperador Amarelo

O livro mais antigo de medicina chinesa, "O clássico interno do imperador amarelo" registra claramente a praga. Por exemplo, a "terapia de acupuntura para a fase Qi anormal" explica: "As cinco pragas são de fácil infecção, independentemente do tamanho, e têm sintomas semelhantes [...]". O livro aponta claramente que as pragas têm características de epidemia, contágio e manifestações clínicas semelhantes.

“Tome a história como um espelho e podemos entender a ascensão e declínio”, é o que está escrito no livro “XīnTángShū”. Para enfrentar a pandemia hoje, vamos apelaraos conhecimentos dos livros clássicos da medicina chinesa, focando especialmente as dicas de nutrir a vida, fortalecimento vital e prevenção à praga.  

O HuángDìNèiJīng,"Clássico interno do imperador amarelo" é composto pelas partes "SùWèn" e "Língshū". É o mais antigo clássico da medicina sobrevivente na China e foi escrito do período dos Estados Combatentes até a Dinastia Han Ocidental(entre os séculos II AEC e II EC). É um cânone queconcentra as conquistas médicas da China antiga, tendo estabelecidoseu sistema teórico e lançado as bases para o seu desenvolvimento posterior. Ainda hoje,possui um importante valor de pesquisa.

"SùWèn" e "Língshū"têm, cada um, nove volumes e oitenta e um artigos. O conteúdo é muito rico, incluindo a teoria de Yin e Yang, cinco elementos, órgãos e vísceras, Qì(energia) e sangue, pontos de meridianos, acupuntura, etiologia e patogênese, diagnóstico, tratamento e ética médica.

As doutrinas de preservação da saúde e da sorte discutem os conteúdos relevantes da fisiologia humana, patologia, diagnóstico e tratamento em mais detalhes, destacam pensamentos filosóficos antigos e enfatizam o conceito geral da integração do corpo humano e do exterior, tornando-se, assim, as teorias básicas da medicina chinesa.

O HuángDìNèiJīng é uma teoria da medicina chinesa clássica que incorpora a sabedoria da nação chinesa. Os conceitos de união da natureza e do homem, equilíbrio de Yin e Yange conformidade com as quatro estações foram considerados as diretrizes mais elevadas em cuidados de saúde. HuángDì(o Imperador Amarelo)tinha uma equipe de profissionais competentes e proficientes em medicina, como QíBó, LéiGōng, BóGāo, ShàoShīeShàoYú, entre outros.

O livro descreve a experiência de pessoas talentosas eminvestigação e pesquisa médica. Nos tempos antigos não havia equipamento médico básico, como seringas, esfigmomanômetros e termômetros clínicos, e nenhum equipamento de inspeção mais sofisticado, como microscópios, raios-X, ultrassom e tomografia. Muito menos medicamentos que validados por anos de testes clínicos. Então, como nossos ancestrais possuíam um nível tão alto de sabedoria para estabelecer um conjunto de teorias médicas excepcionais?

No capítulo 1 do clássico, em “Preservação da Energia Saudável nos humanos nos Tempos Antigos”, HuángDì pergunta: “Ouvi dizer que, antigamente, as pessoas podiam viver até os cem anos sem sinais de fraqueza, e aparentavam estar muito bem de saúde e firmes nas ações; as pessoas, hoje em dia, quando chegam à metade de cem anos, não são tão lépidas no agir. Isso é causado pelas mudanças dos tempos ou é culpa das pessoas?”.

Ao queQíBó respondeu: “Aqueles que nos tempos antigos sabiam a maneira de conservar uma boa saúde sempre nortearam seu comportamento do dia-a-dia de acordo com a natureza. Seguiam o princípio do Yin e Yang, e se conservavam em conformidade com a arte da profecia. Tinham uma dieta moderada em quantidades fixas, uma vida diária em harmonia e não estavam muito cansadas por trabalhar, para que pudessem equilibrar seu corpo,recuperar a essência vital e viver até ter mais de cem anos”.QíBóexplicou ainda: “As pessoas hoje em dia são gulosas, bebem sem temperança, sonham com coisas ordinárias, se perdem em prazeres sexuais, sobrepujam sua energia vital a arruínam sua saúde. Não protegem cuidadosamente sua energia primordial, que deveria ser cuidada como se elas estivessem manuseando um baú cheio de coisas valiosas. Não compreendem a importância de economizar a própria energia vital, que gastam de forma selvagem fazendo o que lhes apraz. Não conhecem a alegria de conservar uma boa saúde e não têm um padrão regular em seu dia-a-dia quanto à comida, à bebida e às atividades. Por esse motivo, se tornam decrépitas quando têm somente cinquenta anos.”

O "O Clássico Interno do Imperador Amarelo"propõe princípios de saúde simples e eficazes. Vamos conhecê-los:

 Dieta: preferir a diversificação em relação à seletividade alimentar, com ênfase às "cinco espécies de cereais [que] servem para nutrir o corpo; as cinco espécies de frutas [que]servem paras suplementar e as cinco espécies de vegetais [que]servem para recuperar a essência"(no capítulo “As Relações entre as Energias das Cinco Vísceras e a das Quatro Estações”).Ao mesmo tempo, enfatiza a dieta moderada: opõe-se a comer demais, de menos ou fora do horário. O capítulo "Sobre Enfermidades do tipo Bì[paralisia, artralgia...etc.]" aponta: "se a comida e a bebida forem consumidas em excesso, o intestino e o estômago ficarão prejudicados".
Em termos de vida diária, recomenda-se organizar o tempo de trabalho e descanso de acordo com o ritmo de vida do corpo humano. "Sobre a Energia Vital Humana Entrando em Contato com a Natureza",observa: "A energia Yang controla o exterior durante as horas diurnas. A energia Yang do homem começa a emergir de manhã cedo, chega ao cúmulo ao meio-dia e enfraquece no poente e, daí por diante, a entrada de energia (abertura da glândula sudorípara) se fecha ao seu despontar.” Isso mostra a importância de se tomar cuidados com espírito e energia, mantendo-os em conformidade com o crescimento e declínio das energias Yin e Yang durante o dia. Dessa forma, ao poente, deve-se restringir a energia Yang e não entrar em contato com garoa e orvalho permanecendo do lado de fora, a fim de evitar a invasão de frio-umidade perversos. Além disso, também enfatiza a necessidade de trabalhar e descansar de acordo com a lei de crescimento e arrecadação nas quatro estações (semeadura/crescimento, reprodução, colheita, descanso/dormência).
Em termos de trabalho, preconizamos uma combinação de trabalho e descanso, que não seja nem trabalho, nem lazer. A fadiga excessiva pode causar doenças. No livro, "fadiga no trabalho e lesões internas" são consideradas uma causa importante - o excesso de trabalho tem efeitos adversos sobre a saúde humana. Por exemplo, a parte "Exposição sobre a Energia das Cinco Vísceras" aponta: "os danos por esforços excessivos são: a atenção prolongadasobrecarrega o coração e prejudica o sangue; a inatividade prolongada sobrecarrega o pulmão e prejudica a energia; o sentar prolongado irá sobrecarregar o baço e prejudicar os músculos; o ficar em pé prolongado prejudica os rins e incapacita os ossos; o caminhar prolongado irá sobrecarregar o fígado e prejudicar os tendões. Esses são os cinco tipos de prejuízo decorrentes da sobrecarrega.”
Em termos de emoções/fatores psicológicos, sete emoções e cinco energias têm um impacto importante na saúde humana. “O coração domina os cinco órgãos e as seis vísceras.” Enfatiza-se a necessidade de se manter uma mente quieta e modesta, reduzir os desejos, eliminar pensamentos perturbadores, controlar as emoções e, principalmente, evitar flutuações dramáticas nas emoções, sob pena de danos ao corpo. Tais como “a raiva excessiva pode lesar o fígado, a alegria excessiva pode lesar o coração, a tristeza excessiva poder lesar os pulmões, a excessiva preocupação e ansiedade podem lesar o baço, o pânicoe medo excessivo podem lesar os rins, todas as doenças nascem com Qì" (capítulo “A relação de Correspondência entre o Yin e o Yang no Homem e em Todas as Coisas e a das quatro Estações”).

 

Após a comparação, você descobrirá que os conceitos de preservação da saúde defendidos no livro estão de acordo com o estilo de vida saudável promovido pelos departamentos de saúde, como uma dieta razoável, vida regular, qualidade de sono, combinação trabalho-descanso, exercícios moderados e equilíbrio mental. Se uma pessoa fizer isso conscientemente no trabalho e na vida, será capaz de melhorar efetivamente sua própria imunidade, construindo assim uma “muralha” natural contra a COVID-19.

No livro, HuángDìtambém pergunta aQíBó: “Ouvi dizer que as cinco pragas começaram e que as pessoas podem infectar-se umas às outras. Adultos e crianças têm os mesmos sintomas. Como podemos evitar a infecção mútua?”.QíBó respondeu: “Se você quiser evitar a infecção, primeiro você deve manter seu Qì no corpo e aumentar sua resistência; em segundo lugar, interromper a rota de transmissão e evitar o contato com a fonte de infecção. O nariz é o lugar mais importante”. Muitas infecções são introduzidas através da respiração. Isso é mais uma vez confirmado pelos clássicos da medicina chinesa: as estritas medidas de quarentena tomadas em resposta à nova epidemia de COVID-19 e o uso de máscaras nas saídas são indispensáveis.

Em termos de combate ao vírus, o remédio não é uma panaceia – mesmo porque ainda não há remédios definitivos contra o vírus, mas tratamentos de maior ou menor sucesso. Os métodos de prevenção e manutenção da saúde introduzidos acima, porém, são importantes e muito claros em seus resultados.

Como diz ditado: "prevenir é melhor do que remediar", noção que também permeia o HuángDìNèiJīng. A ideia de "tratamento antes da doença" indica que o melhor curador é aquele que consegue vencer as doenças antes que elas cheguem.

Texto gentilmente incluido pelo usuário:
http://www.acupunturista.net/professional/3180/chien/




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros