Acne vulgar é uma doença dermatológica bastante comum e esta associada à produção de hormônios masculinos. Este processo se dá pela produção exagerada de secreção gordurosa. O aumento dessas glândulas sebáceas provoca o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros no rosto, costas, peito e ombros.
São classificadas em :
-ACNE GRAU I (comedônica): comedões abertos e fechados sem inflamação;
-ACNE GRAU II (pápulo-postulosa): comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pús;
-ACNE GRAU III (nódulo-cística): formação de cistos mais profundos inflamados e dolorosos;
-ACNE GRAU IV (conglobata): nódulos, abcessos e cistos purulentos, muito inflamados;
-ACNE GRAU V: (fulminans): forma grave com queda da própria imunidade levando o paciente à internação.
O processo patológico se dá pelo aumento da produção gordurosa no local, onde essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumulam formando comedões abertos (cravos pretos) que oxidam em contato com o ar, ou comedões fechados (cravos brancos).
O acúmulo desse material favorece a infecção por bactérias, como a propionibacterium acnes.
A acne sendo um processo de acúmulo de secreção de sebo quando se junta ao acúmulo de células mortas obstrui a pele por não conseguir passar pelo poro, impedindo assim sua saída pelo orifício. Este acúmulo de sebo libera algumas substâncias irritantes causando inflamação da pele e até infecções.
A acne é uma doença multifatorial, tem haver com hereditariedade e genética, alterações das funções hormonais sexuais, infecções bacterianas e estresse emocional.
Outros fatores como os alimentares também podem contribuir como a ingestão de alimentos gordurosos, chocolates, frituras, amendoim, assim como excesso de maquiagem, cremes gordurosos na pele.
A acne vulgar surge com maior frequência no rosto, mas podem ocorrer nos ombros, costas e peito. Os sintomas mais comuns são coceira, irritação da pele, dor local, mas com o aumento da proporção das lesões ocorrerão processos psicológicos e emocionais como isolamento social e baixa auto-estima e depressão.
O diagnóstico é clinico e dado pela presença de comedões, o aspecto lesional e a historia do paciente.
Uso de medicamentos específicos como antibióticos e esfoliações com produtos específicos.
O pulmão controla a pele e influencia o Qi (energia) defensivo. Por ser totalmente exterior de todos os sistemas, então é invadido com maior facilidade dificultando a função de defesa.
A emoção característica do Pulmão é a Tristeza que afeta diretamente o Coração. A Tristeza esgota o Qi e gera a deficiência do Qi e pode afetar o fígado ( Gan).
O conceito do pulmão e a pele se tornam absolutamente evidentes, pois haverá comprometimento da estrutura defensiva do corpo e da pele e uma possível falha no sistema de defesa do organismo.
Utilizamos pontos sistêmicos e no local de acordo com a extensão das lesões, assim como uso de acupuntura auricular. Também utilizamos produtos esfoliantes naturais e minerais no local assim que haja possibilidade.
Fonte : http://drjarinaldiacupuntura.blogspot.com.br/2012/09/acne-vulgar-e-acupuntura.html
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »