Dra. Claudinéa Guedes Yamashiro
O diabetes é uma doença crônica, provocada por uma disfunção no metabolismo que faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir insulina ou a produza em quantidade insuficiente (Diabetes tipo 1) ou a insulina produzida não consegue ajudar de forma adequada o transporte da glicose do sangue para as células do corpo para ser utilizada como energia (Diabetes tipo 2), o que provoca o aumento da quantidade de glicose (açucar) no sangue.
Para conviver com o diabetes e ter uma vida normal e saudável é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue por meio de uma alimentação balanceada, exercícios físicos, controle de peso, medicação adequada e outros tratamentos.
A alimentação saudável e balanceada ajuda o organismo a manter o nível de glicose no sangue em equilíbrio. Um nutricionista especializado pode ajudar no planejamento de uma alimentação adequada para a pessoa com diabetes levando em conta o peso, idade, atividade física, nível de açucar no sangue e os alimentos preferidos pelo mesmo.Alimentos como pães, vegetais, frutas e doces alteram o nível de glicose no sangue.
O exercício físico regular e frequente,como andar de bicicleta, caminhar, nadar, dançar,ajuda a controlar e abaixar o nível de glicose no sangue, a controlar o peso, evita as enfermidades do coração,ajuada a controlar a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue, reduz o estresse e promove bem estar geral.É importante antes de iniciar qualquer atividade física passar por uma avaliação médica e ter orientação e acompanhamento de um educador físico especializado.
Quando se tem diabetes é muito importante cuidar dos pés uma vez que o alto nível de glicose no sangue pode afetar os nervos dos pés e das pernas gerando sensação de formigamento, agulhada, diminuição da sensibilidade a dor, pressão e temperatura, o que facilita o aparecimento de lesões de difícil cicatrização que podem levar a uma infecção e posteriormente a amputação do membro por falta de circulação adequada.É importante verificar os pés diariamente e no caso de encontrar bolhas, rachaduras, cortes, vermelhidão, procurar o auxílio de um profissional da saúde especializado.Os pés devem ser lavados diariamente com sabão e água morna, devem ser bem enxugados, principalmente entre os dedos, e hidratados. As unhas devem ser aparadas com uma lixa, usada em linha reta de um lado para o outro, ao invés de cortadas, a cutícula não deve ser removida.Os sapatos devem ser fechados e oferecer maior proteção aos pés, evitar andar descalço, usar meias de algodão, sem elástico e devem ser trocadas diariamente.
A acupuntura diminui significativamente os níveis glicêmicos e ajuda a manter os níveis glicêmicos mais baixos a longo prazo uma vez que promove a ativação do sistema endócrino, promovendo o aumento do metabolismo o que faz com que as ilhotas de langerhans, células agrupadas no pâncreas, liberem mais insulina no organismo, diminuindo assim a glicose no sangue.Previne e controla as complicações do diabetes (comprometimento renal,cardiovascular,diminuição da visão, cegueira, alterações dos pés, amputação, disfunção erétil, neuropatias), potencializa o resultado do tratamento medicamentoso, dietético e da atividade física, controla o estresse, fortalece a imunidade geral , controla obesidade e hipertensão, combate o tabagismo, revitaliza órgãos que podem ser comprometidos com o diabetes, contribui para o bem estar geral, físico e emocional, da pessoa com diabetes.
A fisioterapia também ajuda a melhorar a qualidade de vida do diabético, por meio de exercícios específicos de fortalecimento e alongamento muscular, treino de equilíbrio e cordenação, correção postural, orientações que visam a prevenção de complicações e o cuidado adequado com os pés, além de tratar as complicações físicas decorrentes da doença.
http://www.acupunturista.net/professional/1238/fisioterapia-e-acupuntura-claudinea-yamashiro/
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »