Estudo japonês conclui que acupuntura pode ajudar no tratamento de bronquite e enfisema pulmonar.
Muitas cidades brasileiras têm registrado temperaturas baixíssimas, causando um agravamento no sistema respiratório da população. Segundo pesquisadores do Japão, pessoas que sofrem de bronquite crônica e enfisema pulmonar podem encontrar na acupuntura um alívio para a respiração.
A pesquisa, realizada pela Universidade de Kyoto e da Universidade Meiji de Medicina Integrativa e publicada no Archives of Internal Medicine, analisou 68 pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (COPD, na sigla em inglês), durante três meses, sem suspender a medicação prescrita pelo pneumologista. Um dos grupos de pesquisa foi submetido à acupuntura real, e outro grupo à acupuntura falsa – sem penetrar a pele.
O resultado constatou que aqueles que praticaram a acupuntura real por três meses, junto com a medicação, foram capazes de caminhar por mais tempo sem se tornar ofegantes – diferentemente do grupo que recebeu o tratamento com a acupuntura falsa. Além disso, notou-se uma melhora significativa na qualidade de vida dos participantes e um aumento na capacidade de se exercitar.
Para o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro, Márcio De Luna, acupunturista há 29 anos, a acupuntura em pessoas que sofrem de problemas pulmonares pode realmente melhorar a função pulmonar global, principalmente nessa época do ano. “Além de facilitar a respiração, a técnica ajuda melhorar a saúde como um todo, como confirmou o estudo”, avaliou.
Fonte: Saber Viver - http://suacorrida.com.br/saude/acupuntura-para-problemas-respiratorios/
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »