Imaginar o sorriso alinhado depois do aparelho ortodôntico é uma boa tática para enfrentar os percalços do tratamento, entre eles, a dor. Ocorre que a força aplicada pelo aparelho provoca a movimentação dentária. Isso é possível por conta de uma remodelação óssea, iniciada a partir do processo inflamatório no periodonto - tecidos que revestem e envolvem o dente. "Todo processo inflamatório está associado a algum grau de desconforto e dor, cuja intensidade está associada ao limiar de dor de cada paciente", diz o cirurgião dentista João Batista de Paiva, professor de ortodontia da Faculdade de Odontologia da USP.
Pesquisas mostram que o maior desconforto, em relação a dor nos pacientes ortodônticos, começa depois de quatro horas que o aparelho foi colocado e atinge o ponto máximo nas primeiras 24 a 48 horas. "A partir do sétimo dia praticamente não existe mais a sensação dolorosa", relata Paiva. Segundo ele, a dor é uma resposta multifatorial, que depende do fator emocional, cognitivo, motivacional, entre outros.
A parte não tão boa da história é que, teoricamente, em todo retorno em que o ortodontista mexe no aparelho, a dor pode voltar. Isso porque quando o especialista mexe ou troca o arco, a reação inflamatória ocorre novamente e, consequentemente, o ciclo se repete.
Alívio
A lista de itens que podem diminuir a dor durante o tratamento ortodôntico é longa - laser de baixa potência, hipnose, estímulos elétricos, acupuntura e remédios. Só é preciso ficar atento, uma vez que o uso de drogas que possuem efeito anti-inflamatório e analgésico não é aconselhado para o controle da dor durante o tratamento ortodôntico. "Se o paciente necessitar da utilização de corticoides em doses elevadas e por longo período, por motivos médicos, o tratamento ortodôntico não deve ser iniciado ou realizado", afirma Paiva.
Para espanto de muitos, alguns especialistas indicam a goma de mascar para aliviar o desconforto causado pelo aparelho. Um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, no Irã constatou que pacientes que mascaram chiclete após o ajuste do acessório e de oito em oito horas tiveram melhora nos sintomas sem precisar de analgésicos.
Paiva explica que, ao mastigar chiclete, o fluxo sanguíneo do periodonto é intensificado, o que reduz o edema causado pelo trauma do aparelho e, consequentemente, amenizar a dor. "Porém, em alguns pacientes, isto pode aumentar a dor, por isso, acho que faltam estudos para a comprovação desta eficácia".
Enquanto isso, o professor dá algumas dicas para se adaptar melhor ao aparelho.
Fonte: CETN - http://www.cetn.com.br/noticias/acupuntura-e-chicletes-aliviam-dor-causada-pelo-aparelho/20130806100427_T_144
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »