Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA NA ODONTOLOGIA


A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e tem história desde 3000 a.C. Derivada dos radicais latinos acus e pungere - que significam ‘agulha’ e ‘puncionar’, respectivamente - visa a prevenção e tratamento de patologias através da aplicação de estímulos em pontos específicos da pele, utilizando-se para isso diversas técnicas que equilibram as energias no organismo. Esses pontos estão situados ao longo de trajetos chamados meridianos, que são canais de energia intercomunicantes espalhados por todo o corpo.  

Além da acupuntura sistêmica, que utiliza os meridianos, conhece-se os microssistemas, que são representações de todas as estruturas do corpo, como a orelha, as mãos e os pés. E desde que a prática fixou-se no Ocidente, a acupuntura tem auxiliado em diversas especialidades, inclusive a odontologia. Os efeitos apresentados pela ação da acupuntura são de ação analgésica, anti-inflamatória, relaxante muscular, ansiolítica e antidepressiva.
Atualmente as agulhas são de aço inoxidável e flexíveis, diferentes das usadas para medicações injetáveis. Essas características permitem aplicação praticamente indolor, sendo de uso único e descartáveis, o que evita qualquer risco de contaminação.

Para ter ação mais duradoura entre sessões, usam-se sementes de mostarda, que são aplicadas ao microssistema da orelha nos pontos de acupuntura, devendo permanecer no local por alguns dias.
Apesar de antiga, a terapia por acupuntura continua evoluindo. Com os avanços da tecnologia, outros instrumentos e técnicas passaram a enriquecer seus recursos. O laser em baixa intensidade é uma das novidades inseridas neste contexto.

A duração do tratamento varia de acordo com o estado do paciente, a natureza e a gravidade da doença. Usualmente, prescreve-se uma a duas sessões semanais, com duração de 20 a 30 minutos cada. Em odontologia, a acupuntura pode ser usada no condicionamento pré-operatório, durante e após cirurgias, de forma eletiva ou associada. Apresenta mecanismo eficaz na supressão da dor de dente ou de tecidos circunvizinhos; alívio considerável em casos de pericimentite, pericoronarite, periodontite e aftas; e resultados animadores em situações de dor neuropática traumática ou nevralgias (como a do trigêmeo). Utiliza- se analgesia por acupuntura na área odontológica desde 1958, para extrações dentárias.

Alguns autores também mostraram ser interessante sua indicação em pacientes alérgicos ou ansiosos que não querem ou não podem se submeter à anestesia, apresentando a vantagem de não desencadear reação tóxica. Confira a seguir os principais benefícios:

- Controle de dor pós-operatória – É uma das indicações de acupuntura recomendada pelo NIH37 (National Institute of Health – 1997). Seu efeito é ainda melhor quando a cirurgia é realizada durante uma sessão de acupuntura. Melhora o processo de cicatrização, diminuindo o sangramento e a medicação utilizada.

- Náusea – A acupuntura é indicada para realizar moldagens e radiografias em indivíduos intolerantes a exames e procedimentos, devido ao enjoo que apresentam. Nesses casos, sugere-se sessão 30 minutos antes da consulta.

- DTM e dor orofacial - É uma das áreas mais favorecidas pelo tratamento complementar, ajudando a controlar a dor e a DTM (disfunção temporomandibular). Em revisão de artigos científicos chegou-se a 73% de efetividade.

- Parestesia - Pacientes com esse diagnóstico (falta de sensibilidade) devido a trauma cirúrgico receberam tratamento por laserpuntura em baixa intensidade e apresentaram evolução mais rápida.

- Xerostomia - Braga (2006) avaliou o efeito da acupuntura como método preventivo e curativo de xerostomia decorrente de radioterapia em 24 pacientes. Houve aumento significante do fluxo salivar e redução de sintomas. Nos pacientes onde se fez acupuntura preventiva antes e durante a radioterapia, os efeitos foram superiores.

Muitos dos recursos que a acupuntura oferece justificam sua associação ao tratamento odontológico. Sendo assim, podemos utilizar essa terapêutica como mais uma ferramenta eficaz e segura na clínica diária para tratar principalmente o paciente com dor.

Dra. Fátima Teresani

* Dra. Fátima Teresani Stein é mestre em Ortodontia, especialista em Acupuntura e professora do curso de Especialização em Acupuntura Sistêmica da Faculdade São Leopoldo Mandic.



Fonte: Dia-a-Dia  - http://www.diaadiarevista.com.br/Noticia/9426/acupuntura-na-odontologia/
 




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros