Além de uso na culinária, o alho (Allium sativum) é usado para tratamento da saúde humana desde a antiguidade (há relatos de seu uso medicinal desde 1.500 a.C.), sendo que inúmeras pesquisas já comprovaram muitas das ações farmacológicas.
Algumas das comprovações científicas são, por exemplo, para tratamento de cardiopatias, bactericida e fungicida, antiviral e fibrinolítica. Alguns ensaios clínicos também sugerem ação nas lipoproteinas e contra hipercolesterolemia, como anti-agregante plaquetário, antifungico, antiviral.
Seus princípios ativos também já foram bem estudados, com destaque para a alicina, que atua destruindo e inibindo bactérias gram-negativas, os tiossulfatos, com atividades antibiótica, fungicida e antiviral.
A MTC indica o alho para reduzir o Yin, amornar o Baço/Estômago, eliminar o frio, neutralizar toxinas e dissolver estagnações.
Texto: Acupunturista Fabia Cilene Dellapiazza e Marcos Roberto Furlan
Fonte: Quintais Imortais http://quintaisimortais.blogspot.com.br/2012/06/o-alho-na-medicina-tradicional-chinesa.html
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »