Acupunturista.net

 

O CHÁ DE JASMIM SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum L., da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. Seu nome vem do árabe Yasamin, que por sua vez foi emprestado do persa. São, em sua maior parte, arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.
A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia, mas a China sempre foi uma grande produtora de jasmim.
Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas pilares da perfumaria. Na China misturam-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.
Há séculos o jasmim no Oriente é considerado como o símbolo da beleza e da tentação das mulheres. Na Índia, Kama, o deus do amor, chegava a suas vítimas por setas acompanhadas de flores de jasmim. Cleópatra teria ido ao encontro com Marco Antonio em um barco cujas velas foram revestidas com essência de jasmim. Bodas de jasmim são o símbolo dos 66 anos de casamento no folclore francês.
O famoso chá preparado com as flores de jasmim é muito consumido no Extremo Oriente. Na época da China Imperial, era bebida exclusiva dos nobres da corte. Suas propriedades medicinais são muito conhecidas por aliviar o estresse; diminuir a ansiedade, a tensão e a exaustão nervosa. Ajuda a combater os sintomas da depressão, é excelente calmante e favorece um sono tranqüilo. Em compressas, auxilia no tratamento da conjuntivite e problemas da pele. Na medicina popular é usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca.
Na Medicina Tradicional Chinesa, o chá de Jasmim tem uma influência reguladora de Yin e Yang, respondendo positivamente às exigências da circulação do Qi (energia vital). Melhora a concentração, estimula a capacidade intelectual e combate o cansaço, se bebido à tarde.
É também considerado afrodisíaco.
 

VENTOSATERAPIA

                         

A ventosa, segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), tem propriedades de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzidas por alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue fica escura e suja; nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhora o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, hipertensão arterial e muitas outras patologias.
Elas tem o efeito de uma massagem mecânica, aumentando o fluxo da linfa, reduzindo edemas; mantém a flexibilidade dos músculos, retira as adesões e as fibroses e mobiliza o funcionamento geral do corpo.

         

Reflexologia das Mãos

Uma das áreas reflexológicas de suma importância são as mãos.
Existe correspondência entre as mãos, os meridianos e órgãos do corpo físico.
A estimulação destes pontos e áreas pode se dar através das agulhas de acupuntura, da massagem, da aplicação de Reiki, moxabustão, etc.

 

                                 

 

Massagear as mãos, diariamente, por, pelo menos, 3 minutos cada, traz benefícios à saúde que podem conduzir-nos à longevidade.
Para crianças, basta pressionar no ponto correspondente a queixa, obtendo assim um alívio imediato.
Ex: Dores de garganta, tosse, dores de barriga, etc.
Pressione com as pontas dos dedos em cima do órgão correspondente.
No caso de peito congestionado, recomendo fazer movimentos horizontais em cima do ponto do pulmão, assim também com a tosse.
 

Fonte: Fabiana Colaço  http://mulheresdez.com/2012/05/o-cha-de-jasmim-segundo-a-mtc-medicina-tradicional-chinesa/




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros