Acupunturista.net

 

FITOTERÁPICOS: OS CALMANTES NATURAIS FUNCIONAM MESMO?


Quem nunca ouviu que, para acalmar, basta tomar um chá de camomila? Ou ainda apostar em um chá de boldo para melhorar da dor de estômago? As propriedades curativas das plantas são estudadas pela Fitoterapia, a ciência que pesquisa as plantas medicinais e o uso delas para curar enfermidades.

O ritmo de vida agitado, com estresse, sedentarismo e má alimentação tem aumentado os casos de ansiedade e depressão em nosso país. Infelizmente, os dados são de que 10,8% da população sofre com depressão grave. Nesses casos mais severos, é preciso fazer uso de medicação além de um tratamento terapêutico convencional.

O uso de remédios tarja preta, para amenizar e tratar esses problemas, teve um aumento de 36% de 2006 a 2010. A maior parte deles, entretanto, é prescrita a pedido dos próprios pacientes. Segundo o psicobiólogo Ricardo Rabach, mesmo com um aumento do estresse, não há necessidade dessa prescrição exagerada, uma vez que esses remédios possuem fortes efeitos colaterais e podem causar dependência.

                     


Como alternativa para esses medicamentos, os remédios fitoterápicos - também conhecidos como florais - ajudam no tratamento dessas doenças e trazem consigo suas propriedades naturais, sem efeitos colaterais. Mas, diferente dos famosos chazinhos, os fitoterápicos precisam passar por uma série de pesquisas que comprovem a sua eficácia no combate às enfermidades, tendo, inclusive que ter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
A regulamentação dos fitoterápicos feita pelo órgão conta com o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, uma espécie de guia que aborda a forma de manipulação das 58 plantas medicinais mais conhecidas. Entre elas, estão a passiflora, a valeriana e a erva-de-são-joão.

  Embora os medicamentos naturais precisem ser pesquisados e aprovados pela Anvisa, sua eficácia ainda não foi comprovada cientificamente. Segundo o professor de farmacologia, Hudson Canabrava, a maior parte dos resultados parte de um efeito placebo. Mas ele alerta: “esse processo também é responsável por cerca de 30% da eficácia até dos medicamentos tradicionais”.

 

Fonte: http://www.solunni.com.br.
Com informações da Revista Saúde, edição de janeiro de 2012.




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros