Estudos apontam que a acupuntura reduz significativamente os níveis de estresse crônico. A manutenção desse estado pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.
Pesquisadores americanos mediram o efeito da acupuntura sobre os níveis do sangue do neuropeptídio Y, o NPY, substância segregada pelo sistema nervoso simpático, tanto em humanos, quanto em animais. Ela é responsável em influenciar na decisão de “luta” ou “fuga” frente a uma situação de risco. Isso resulta na contração do fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, exceto coração, cérebro e pulmões.
Para combater o estresse, os pesquisadores aplicaram agulhas sobre o meridiano do estômago, que está localizado na perna, próximo ao joelho.
Comparados ao grupo de controle, que foi submetido a nenhum estresse, os animais que receberam tratamento com acupuntura mantiveram o mesmo nível de NPY por quatro dias, enquanto o grupo de animais estressados, não tratados com acupuntura, manteve elevados níveis da substância no sangue.
O estudo foi realizado pela Dra. Ladan Eshkevari, da Universidade Georgetown nos Estados Unidos.
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »