Método terapêutico tem mostrado excelentes resultados contra o tabagismo
O tabagismo é uma das maiores causas de doenças no mundo. Não é à toa que cada vez mais pessoas têm tomado consciência dos perigos desse vício. No entanto, não é fácil parar de fumar. A Medicina Tradicional Chinesa, através da Acupuntura e da Fitoterapia, oferece uma das formas mais eficazes de apoio ao indivíduo que opta por uma vida mais saudável longe dos cigarros.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, o cigarro causa um padrão sério de secura-calor no pulmão, levando ao desgaste prematuro do órgão. O pulmão é uma importante fonte da nossa energia (Qi), o responsável por unir a energia captada pelo ar que respiramos com aquela que é extraída da nossa alimentação. Assim, os males causados pelo desgaste do pulmão são inúmeros e na terceira idade, quando há um declínio natural da nossa energia vital, os problemas se tornam ainda mais evidentes, levando a uma perda considerável da qualidade de vida.
O calor interno gerado pelo cigarro ainda pode afetar outros órgão e vísceras, ocasionando gastrites (calor no estômago), prostatites e cistites (calor no baixo-ventre).
Uma boa opção de tratamento para o tabagismo é a Acupuntura sistêmica, que consiste na aplicação de agulhas finíssimas em determinados pontos pelo corpo. A Acupuntura auricular, que estimula os pontos reflexos na orelha, e a Fitoterapia, utilização de ervas fitoterápicas especiais, também são eficazes para quem deseja parar de fumar. O casamento dessas três ferramentas tem o objetivo de acalmar o paciente, auxiliando-o no período de abstinência, diminuindo os efeitos da falta de nicotina e tonificando o pulmão.
As sessões geralmente são efetuadas uma ou duas vezes por semana e o número de sessões varia de acordo com o estado geral do paciente, sua resistência física, idade e grau de dependência. Além disso, existem diversas recomendações específicas para cada caso, como alimentação adequada e exercícios respiratórios que auxiliam no processo.
Mas, apesar de todas as possibilidades terapêuticas, é fundamental que o paciente tenha consciência da necessidade de parar de fumar e esteja munido de toda a sua força de vontade.
Consequências do tabagismo:
1) O tabagismo é responsável por cerca de 3.000.000 mortes por ano no mundo.
2) Ele aumenta em dez vezes o risco de câncer nos pulmões, na boca, garganta, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo do útero.
3) O hábito de fumar está associado ao risco de leucemia, câncer de cólon e próstata.
4) O tabagismo aumenta em 4 vezes o risco de fraturas no quadril, vértebras e punho.
5) O cigarro está associado ao aumento da incidência de AVC e úlcera péptica.
6) O tabagismo aumenta o risco de catarata.
7) O cigarro causa envelhecimento precoce da pele.
8) Aumenta o risco de doenças coronarianas.
9) A fumaça do cigarro também é perigosa ao não fumante.
10) A fumaça do cigarro contém mais de 4.500 substâncias químicas e pelo menos 40 delas são cancerígenas.
11) O risco de morte por doença cardíaca é aproximadamente 30% maior em pessoas expostas à fumaça do cigarro.
12) Nenhum tipo de cigarro é seguro, mesmo os de baixos teores.
13) Pessoas que fumam cerca de 20 cigarros por dia tem sua expectativa de vida reduzida em 7 anos.
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »