Milênios depois de ser criada, a Acupuntura mostra ao Ocidente como é possível ter uma vida longa e saudável
O estresse e correria das grandes cidades alteraram profundamente o estilo de vida das pessoas, provocando uma série de complicações que vão desde problemas cardiovasculares, depressão, ansiedade e insônia. Não é à toa que estamos cada vez mais preocupados em manter a saúde e o equilíbrio, procurando alternativas para driblar o estresse e amenizar seu impacto no nosso corpo.
E nessa busca pelos caminhos da saúde perfeita, a Acupuntura e a Medicina Tradicional Oriental mostram que é possível manter o equilíbrio mesmo em meio ao caos das metrópoles. Surgida há pelo menos cinco mil anos, a Medicina Tradicional Chinesa é uma filosofia de vida que procura olhar o corpo de uma maneira muito diferente dos ocidentais, como um todo indivisível. Para começo de conversa, os chineses nos mostram que o corpo (e o Universo todo) é regido pelos pólos opostos yin e yang, encontrados em todo ser vivo. Eles também apontam que há canais distribuídos ao longo do corpo, os meridianos, por onde circula a energia vital, chamada de Qi (pronuncia-se "tchi").
Mas por mais sensata e coerente que seja essa forma de enxergar o corpo como um todo e não um aglomerado de peças, a ciência ocidental continua a tratar das partes isoladamente. Apesar disso, a Acupuntura tem conquistado espaço e respeito entre a comunidade científica, que já estudou e comprovou sua prática. Só para se ter uma idéia, sua eficácia no tratamento de dor crônica é de 50% a 85%, comparável à de drogas potentes como a morfina, que responde bem em 70% dos casos. Com o benefício de não ter efeitos colaterais.
O poder das agulhas
Conheça a origem da Acupuntura, como funciona e para que é indicada
Surgida na China há aproximadamente cinco mil anos, a palavra Acupuntura vem do latim e significa “punção com agulhas". Ela faz parte da medicina tradicional chinesa, que também engloba o tratamento com ervas, dieta alimentar, prática de massagens (tuiná, do-in e shiatsu) e exercícios físicos. Segundo o acupunturista chinês Yip Fu Kwan, fundador e vice-presidente da Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil (Ameca), os resultados da acupuntura são muito mais rápidos e intensos se comparados à medicina ocidental. Mas para tanto, “o paciente deve se submeter a um tratamento global e mudar seu estilo de vida, adotando uma alimentação saudável e aderindo à prática de exercícios", afirma o acupunturista.
E se você acha que a Acupuntura trata somente da dor, atenção. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a acupuntura é eficaz no tratamento de cerca de 40 enfermidades que vão desde uma simples dor de cabeça, até problemas gástricos, hipertensão e incontinência urinária. "A acupuntura age muito bem nos desequilíbrios energéticos e funcionais, como depressão, ansiedade, estresse, insônia, obesidade e enxaqueca, e quase sempre é curativa. Mas, nas doenças orgânicas ou lesionais, como câncer, diabetes e derrames, ela é um tratamento coadjuvante", afirma o médico Fábio Pisani, de Campinas (São Paulo) em entrevista à revista Vida Simples.
Para os adeptos da Medicina Chinesa, há canais distribuídos ao longo do corpo por onde circula a energia vital, chamada de Qi. São 14 canais principais, chamados meridianos, sendo que 12 estão relacionados aos órgãos internos e os outros dois correspondem às energias yin e yang. Esses 12 meridianos correspondem aos órgãos, sendo que seis deles (fígado, coração, baço, pulmão, rim e pericárdio) circulam pela frente do corpo e no interior de pernas e braços. O restante corresponde à vesícula biliar, intestino delgado, estômago, intestino grosso, bexiga e triplo aquecedor que, segundo a sabedoria chinesa, mantém a temperatura dos órgãos internos. Já os outros dois meridianos, yin e yang, localizam-se no centro do corpo.
A sabedoria milenar Chinesa
Além da Acupuntura, a Medicina Oriental utiliza o poder curativo das plantas e suas propriedades energéticas
A tradição oriental utiliza também a Fitoterapia, terapia através do uso de ervas, no processo curativo. Uma fórmula fitoterápica chinesa pode englobar seis ou mais plantas, cada uma delas com objetivos bem definidos.
A Fitoterapia ou terapia através das plantas é conhecida na China há cerca de três mil anos, época em que os livros ainda eram escritos em pergaminhos. De acordo com a lenda, o fundador da Medicina Herbária Chinesa, Shen Nung, escreveu o livro “Shen Nung Pen Tsao Ching” após experimentar várias plantas. O livro sobrevive numa cópia feita por Tao Hung – Ching por volta de 500 anos d.C. e relaciona 365 ervas. De lá pra cá, muitos registros que explicam e confirmam o poder curativo das ervas foram feitos, colaborando para o desenvolvimento dessa sabedoria milenar.
Prevenção é o melhor caminho
Acupuntura feita periodicamente previne doenças e promove o equilíbrio energético
Além de tratar uma série de doenças, a prática da Acupuntura melhora o sistema imunológico e previne o adoecimento. Segundo a filosofia chinesa, a doença é fruto do desequilíbrio da energia vital e a Acupuntura, através da inserção de agulhas muito finas, é capaz de desbloquear a energia acumulada e estimular as terminações nervosas dos músculos, liberando serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar, tranquilidade e sonolência, cortisol (um antiinflamatório natural) e endorfina (analgésico). Isso explica não só a eficácia da prática no tratamento da dor, como também a sensação de bem-estar e relaxamento após a aplicação.
A Medicina Chinesa é, na sua natureza, uma medicina preventiva. Os seus ensinamentos inserem-se numa lógica do cultivo da vida e não somente no tratamento da doença. Assim, a Acupuntura também é capaz de regular e amenizar as energias do organismo, eliminando os radicais livres e promovendo bem-estar. Não é à toa que a técnica milenar é excelente para melhorar a aparência e combater a ansiedade.
Eficácia comprovada
Conheça as principais doenças que podem ser tratadas com Acupuntura, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)
• Dor de cabeça e enxaqueca
• Sinusite e rinite
• Resfriado e amidalite
• Asma e bronquite
• Conjuntivite, miopia em crianças e catarata (sem complicações)
• Dor de dente
• Gengivite e faringite
• Soluços
• Gastrite e úlcera
• Colite e disenteria
• Constipação e diarréia
• Hipertensão e reações adversas à quimioterapia
• Dor de cabeça e enxaqueca
• Neuralgia do trigêmeo (dor no maxilar)
• Paralisia facial
• Paralisia causada por poliomielite
• Incontinência urinária noturna
• Dor nas costelas
• Dor ciática, dor lombar e artrite reumatóide
• E muitas outras...
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »