Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA PODE MELHORAR SINTOMA DE BOCA SECA DECORRENTE DE RADIOTERAPIA, DIZ ESTUDO


A secura da boca, denominada pelos especialistas como xerostomia, caracteriza-se pela manifestação clínica da disfunção das glândulas salivares e pode chegar à ausência completa de saliva. Ela é um dos efeitos colaterais do tratamento por radioterapia em pacientes com câncer. Se a deficiência de saliva for acentuada, pode haver alterações graves na mucosa e o paciente passa a sentir grande desconforto.

RESUMO: A xerostomia é um efeito adverso comum e frequentemente irreversível decorrente da radioterapia de neoplasias malignas da região de cabeça e pescoço, afetando, sobremaneira, a qualidade de vida dos pacientes.

Diferentes métodos para solucionar tal problema são propostos, de resultados, todavia questionáveis. Este estudo avaliou a eficácia clínica da Acupuntura como método de tratamento preventivo e curativo de tais condições.

MÉTODOS: Os pacientes foram distribuídos, aleatoriamente, em três grupos: grupo preventivo, constituído de 12 indivíduos, sem queixa de secura bucal, tratados com 12 a 16 sessões de Acupuntura, antes e durante a radioterapia; grupo curativo, constituído de 12 indivíduos, diagnosticados, clinicamente, com xerostomia severa, tratados com 12 aplicações de Acupuntura após concluído o tratamento oncológico, e grupo controle, formado pelos mesmos indivíduos do grupo curativo no momento da primeira consulta, precedente à terapêutica com Acupuntura.

O tratamento foi conduzido de acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa e medicina ocidental ortodoxa, realizado de forma padronizada para todos os pacientes, duas vezes por semana, por um período de 20 minutos cada sessão.

A avaliação da eficácia terapêutica fundamentou-se na mensuração da xerostomia, conduzida sob duas formas: objetiva, através da sialometria, com o registro quantitativo dos índices de fluxo salivar em repouso e estimulado (IFSR e IFSE), e subjetiva, por intermédio dos questionários Xerostomia Inventory (XI) modificado, Escala Visual Analógica (EVA) e Treatment Emergent Symptom Scale (TESS), mensurando o grau de severidade dos sintomas.

RESULTADOS: Os resultados obtidos no grupo preventivo foram estatisticamente significativos quanto as avaliações objetivas e subjetivas, evidenciados por índices de fluxo salivar mais elevados tanto para o IFSR (P<0.001) como para o IFSE (P<0.001) e pela menor intensidade dos sintomas (P<0.001), quando comparadas ao controle.
Para o grupo curativo, resultados também significativos foram constatados em ambas as avaliações, demonstrados pelo aumento dos IFSR (P<0.05) e IFSE (P<0.05) e redução da sintomatologia (P<0.05), comparados aos valores iniciais.

Constatamos também que houve efeito de grupo e os pacientes que se beneficiaram do método preventivo, obtiveram médias estatisticamente mais significativas (P<0.001), para ambas as respostas clínicas, objetivas e subjetivas.

CONCLUSÃO: É lícito concluir que a Acupuntura mostrou-se um importante método de tratamento de xerostomia decorrente da radioterapia, visto ter alcançado uma confiabilidade significativa de eficácia, que nos faz indicá-la e sugerir a disponibilização do método preventivo nos centros de tratamento.

AUTOR: Braga, Fábio do Prado Florence

TÍTULO: “Avaliação da Acupuntura como método de tratamento preventivo e curativo de xerostomia decorrente da radioterapia”

FONTE: http://143.107.73.17/F/SQPVC24UHBBXJ9XH6J959FV8TBXFIP8Q4V6FNXMX9CN9YMJS12-46050?func=full-set-set&set_number=058020&set_entry=000002&format=999




Compartilhe:

Mais Câncer em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros