Acupunturista.net

 

FORMAS DE UTILIZAÇÃO E INGESTÃO DAS ERVAS CHINESAS


Ao longo dos últimos três mil anos, os praticantes da Medicina Chinesa têm desenvolvido muitas maneiras de administrar a medicina de ervas na cura de doenças. Um dos aspectos mais importantes para a boa utilização das ervas chinesas é adequar o tipo apropriado de erva para cada paciente.

Atenção: Quando você for comprar ervas medicinais, certifique-se a respeito da fórmula, dosagem e instruções de uso.

Chás de ervas:

O método mais eficaz de utilização de plantas medicinais é em forma de chá de ervas ou decocção. A decocção é a antiga arte de cozinhar ervas na água como um meio de concentração dos ingredientes ativos das plantas. Tradicionalmente, uma argila especial ou um fogão podem ser utilizados, mas uma cerâmica ou um pote de vidro ou aço inoxidável também servem. O líquido é coado e tomado como um chá duas ou três vezes por dia.

Uma das principais vantagens da decocção é que o organismo irá absorver a planta rapidamente e os efeitos serão imediatos. Além disso, é fácil modificar a receita para personalizar o tratamento de um paciente em particular. Embora as ervas e os chás sejam fortes e poderosos, eles podem ter, muitas vezes, um cheiro e um sabor desagradáveis, por isso há também outros métodos mais convenientes para a ingestão das ervas.

Extratos líquidos:

Estes extratos são produzidos por imersão das ervas em um solvente (geralmente o álcool) para extrair os princípios ativos e, em seguida, evaporar parte do álcool. A vantagem do extrato líquido é a comodidade, uma vez que a embalagem pode ser facilmente carregada e utilizada em qualquer local. A dose recomendada é mínima, normalmente de três a nove gotas por dia. Cerca de 1 ml de extrato líquido contém os ingredientes ativos de 1g de um ingrediente comum.

Comprimidos e cápsulas:

Este é o método mais comum de utilização de medicamentos. Uma combinação de ervas chinesas é finamente triturada e colocada em pílulas ou cápsulas, que são absorvidos lentamente durante um longo período de tempo. O maior benefício dos comprimidos e das cápsulas é que eles são armazenados e ingeridos mais facilmente do que os chás, além de não serem caros.

Eles são mais comumente usados no tratamento de doenças crônicas, mas também podem ser mantidos em seu armário de remédios para a utilização em doenças agudas, como o resfriado comum, a indigestão, ou uma constipação leve. É importante consultar um profissional qualificado antes de tomar qualquer medicamento.

Grânulos:

Este é o mais moderno método de processamento de ervas. As ervas são cozidas até restar um grosso xarope e, em seguida, são secas. Após esse processo, os grânulos são considerados mais eficazes e podem manter sua potência durante um longo período de tempo. Eles têm um efeito mais forte do que a maioria das pílulas e exigem menos medicamento por volume do que o extrato líquido.

Loções, cremes e pomadas:

Loções, cremes e pomadas geralmente são aplicados em feridas ou áreas do corpo com inflamações, a fim de aliviar a dor e a inflamação. Eles têm origem nas artes marciais, pois ao longo dos últimos dois mil anos os comandantes das artes marciais descobriram que muitas ervas têm um efeito notável sobre o processo de cicatrização de ferimentos, cortes e ossos quebrados.
As pomadas são preparadas pela combinação de ervas em pó com um agente levemente úmido, como o mel ou ovos brancos. A pasta é então espalhada com um pano e aplicada na parte ferida ou inflamada do corpo.




Compartilhe:

Mais Princípios da Acupuntura


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros