Acupunturista.net

 

ALÉM DO TRATAMENTO COM AGULHAS, QUAIS SÃO AS OUTRAS TÉCNICAS UTILIZADAS?


ELETROACUPUNTURA

A Eletroacupuntura é a utilização de pequenas correntes elétricas através de agulhas de Acupuntura ou eletrodos. A eletroestimulação é muito utilizada para melhorar ainda mais a eficácia do tratamento. Pesquisas comprovam que ela pode diminuir a dor, acelerar a cicatrização dos tecidos e reduzir significativamente a inflamação, o edema e o inchaço.

MOXABUSTÃO

A moxabustão é uma técnica de combustão da erva chinesa Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris e tem a finalidade de aplicar o calor em um ponto de Acupuntura.  É utilizada para tratar certos problemas como artrite e dores em geral. A moxa é um bastão parecido com um charuto que deve ser aproximado ao ponto onde se deseja acrescentar energia. O calor do bastão de moxa pode ser conduzido através da agulha de Acupuntura, por aproximação da pele, ou mesmo queimando a erva diretamente sobre a pele (porém, neste caso pode causar pequenas marcas de queimadura).

SANGRIA

A Medicina Tradicional Chinesa utiliza técnicas de sangria em pontos de Acupuntura. Cada ponto teria uma função, seja ela ligada a sua localização, ao meridiano ao qual pertence ou ao órgão ao qual seu meridiano estaria ligado. Nesta técnica, faz-se uma punção com agulhas conhecidas como lancetas e, após a punção, retira-se uma pequena quantidade de sangue do ponto, alcançando assim o efeito desejado. Em alguns casos, utilizam-se ventosas em cima do local puncionado, para forçar a saída de sangue, visando aumentar a eficácia da técnica de sangria. Esta técnica estimula a circulação, alivia o inchaço e aumenta consideravelmente a eficácia do tratamento de Acupuntura. A sangria é indicada em muitos casos, incluindo dores nas costas, dores nos ombros, pescoço, resfriados comuns e gripe.

TUI NA

Tui Na é um tratamento tradicional chinês composto por fisioterapia ou massagens. É utilizado em conjunto com a Acupuntura para tratar uma série de problemas de natureza muscular e esquelética.

GUA SHA

Gua Sha é uma técnica do leste asiático que consiste em uma raspagem terapêutica na superfície da pele em partes específicas do corpo. Gua significa raspar ou esfregar. Sha é um ponto avermelhado na pele, que ocorre depois da aplicação do Gua Sha e onde se encontra a doença ou dor. O Gua Sha é indicado para dores nas costas, dores nos ombros, pescoço, resfriados comuns e gripe.

VENTOSATERPIA

A  Ventosaterapia é um tipo de técnica adotada em várias correntes da medicina tradicinal que tem como base a colocação de uma espécie de copo de vidro redondo ou outras formas de inspiradores sobre a pele, gerando vácuo pela queima do ar no seu interior e fazendo sucção no local. É um método não invasivo que pode ser usado para uma ampla variedade de problemas, principalmente em dores, gastrite, artrite, lombalgias, resfriados e gripe, pressão alta ou baixa, nevralgias, entre outros.




Compartilhe:

Mais Princípios da Acupuntura


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros