Acupunturista.net

 

A ACUPUNTURA PODE OFERECER RISCOS OU EFEITOS COLATERAIS AO PACIENTE?



A Acupuntura é um método seguro para incentivar o corpo a promover a cura natural e melhorar suas funções, e raramente provoca efeitos secundários graves quando bem aplicada.  Muitas pessoas sentem uma breve sensação de ardor durante a inserção de agulhas, no entanto o desconforto é inofensivo.

Porém, para que a prática da Acupuntura tenha os efeitos desejados, a escolha do especialista é imprescindível e deve ser feita com bastante cuidado. Outro ponto importante é esterilização das agulhas. Agulhas mal esterilizadas podem causar infecções graves e piorar o estado clínico do paciente.

Algumas pessoas submetidas à Acupuntura relatam uma piora dos sintomas originais durante os primeiros dias de tratamento. Alterações no apetite, no sono, intestino, urina ou estado emocional são algumas das queixas, que não devem se prolongar pois são indício de que a Acupuntura começou a fazer efeito.

A Acupuntura é a suavização de energia Qi bloqueada em algumas áreas do corpo. É como uma mangueira com dobras que bloqueiam a saída da água. Se você endireitar a mangueira, haverá uma pressão e a água acumulada será eliminada com mais força. É mais ou menos o que acontece quando você começa um tratamento com Acupuntura.

Também é comum nas primeiras sessões sentir uma sensação de profundo relaxamento ou mesmo uma leve desorientação que podem permanecer por até 48 horas. Não deixe de relatar ao seu acupunturista sobre esse tipo de sintoma. Seu conforto é uma prioridade.

Além disso, algumas pessoas têm relatado reações mais graves, como tonturas, sudorese ou náuseas. Também foram descritos casos de perda de consciência. No entanto, esses problemas geralmente são esclarecidos rapidamente e não provocam danos maiores ao paciente.

Embora a Acupuntura seja uma alternativa de tratamento extremamente segura dentro da medicina, são necessárias algumas precauções:

1.     Evitar agulhas no abdômen e áreas lombares de mulheres grávidas.
2.    Os vasos sanguíneos devem ser evitados para prevenir hemorragias.
3.     Pontos sobre o peito e as costas devem ser cuidadosamente trabalhados para que as agulhas não causem danos aos órgãos.

Os riscos mencionados abaixo são extremamente raros:
1.     Nódoas negras
2.     Desmaio
3.     Espasmos musculares
4.     Hemorragia
5.     Danos nos nervos
6.     Perfurações nos pulmões
7.     Lesões acidentais de órgãos (cérebro, medula espinhal, coração, fígado, baço, rins)




Compartilhe:

Mais Princípios da Acupuntura


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros