O Shiatsu é um método terapêutico de manipulação corporal cuja origem é o Japão no fim da era Meiji (1868) e pode ser descrito como uma síntese entre a massagem chinesa chamada Anma e as técnicas ocidentais de manipulação física. Ele visa restabelecer a saúde através do toque, ou seja, segundo essa técnica milenar é possível manter-se saudável a partir dos recursos de pressão de pontos específicos do corpo com os dedos, os chamados meridianos. Assim como o Do-in, o Shiatsu se baseia na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").
O Shiatsu pode ter diversas aplicações que vão desde problemas de rim, dificuldades de evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago. O tratamento de problemas psicossomáticos e emocionais tais como depressão e baixa auto-estima também têm excelentes resultados através da prática do Shiatsu, que também pode ser uma ótima opção de terapia coadjuvante em casos de câncer.
Durante a prática do Shiatsu, várias partes do corpo do paciente são alongadas e comprimidas para melhorar o fluxo energético, a circulação sanguínea, a flexibilidade e a postura. A pressão é feita tanto com as mãos do terapeuta quanto com os braços, antebraços e até mesmo com os cotovelos, enquanto o paciente permanece deitado ou sentado. No entanto, para ser eficaz, o Shiatsu requer sensibilidade do terapeuta para influenciar positivamente sobre a qualidade da vitalidade do paciente, refletindo força e harmonia na circulação do Qi.
Fonte: “Shiatsu: um guia completo”, de Chris Jarmey e Gabriel Mojay
Como funciona? O que trata? Quanto custa? Tem efeitos colaterais? Quanto dura o tratamento? Pode doer? Nessa sessão você encontrará as respostas para as duvidas básicas relacionadas com a Acupuntura. Clique e confira!
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Aqui você encontrará inúmeros relatos de tratamentos e casos de doenças em que são empregadas, com eficácia técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Clique e confira a listagem de A a Z.
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »