Breve explicação oriental:
A explicação oriental de como funciona a Acupuntura é a seguinte: a energia vital, denominada energia Qi, flui através de canais no corpo. Esta energia pode ser influenciada e equilibrada pela estimulação de pontos específicos do corpo.
Estes pontos estão localizados ao longo dos canais de energia conhecidos como meridianos, que ligam nossos órgãos principais. Segundo a teoria da Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos se torna desequilibrado ou é bloqueado.
Breve explicação ocidental:
Definição de Acupuntura:
Acupuntura é a estimulação de pontos específicos do corpo, localizados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas a fim de se obter o efeito desejado.
Explicação de como funciona a Acupuntura:
Os pontos de Acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas a fim de estimular vários receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que transmitem impulsos para o hipotálamo e a hipófise na base do cérebro.
Estudos mostram que o estímulo pela acupuntura pode acionar o hipotálamo e as glândulas pituitárias, responsáveis pela liberação de endorfinas e neurotransmissores, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumentando a taxa de secreção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando a função imunológica.
Estima-se que as endorfinas são 200 vezes mais potentes do que a morfina. As endorfinas também desempenham um papel importante no funcionamento do sistema hormonal. É por isso que a Acupuntura é indicada e extremamente eficiente para as dores nas costas, artrites, infertilidade, etc.
As substâncias liberadas nas sessões de Acupuntura não só causam relaxamento em todo o corpo, como também regulam a serotonina no cérebro. É por isso que a depressão é muitas vezes tratada com Acupuntura.
Alguns exemplos de efeitos fisiológicos observados ao longo de tratamento contínuo são a redução de inflamações, o alívio da dor, bem como de espasmos musculares, além do aumento da contagem de células T, que estimulam o sistema imunológico.
Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.
A terapia alimentar ou dietoterapia é muito usada na Medicina Tradicional Chinesa. Clique nessa sessão e descubra como ela pode te ajudar.
Todos nós já ouvimos falar das artes marciais orientais.Nessa sessão se encontra muitas informações sobre Tai chi Chuang, Chi kung, Wu shu, etc...Clique e confira!
Aqui você encontrará inúmeros relatos de tratamentos e casos de doenças em que são empregadas, com eficácia técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Clique e confira a listagem de A a Z.
Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!
Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.
Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »