Breve História da A.B.A.T.H
OFICIALIDADE
Aos 25 de março de 1994 – oficialmente – foi fundada a Associação Nipo-Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas, com as iniciais que servem de sigla: A.N.B.A.T.H. Foi registrada no 2º Cartório de Registro de Imóveis e Anexos, de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Sob o nº 44.764, onde o Estatuto foi regido pelo Advogado CRISTOVÃO MARTINS JOAQUIM, O.A.B nº 81.462/SP, assinando-o juntamente com a Presidente Profª LYLIAN MARIA MACHADO DE OLIVEIRA e o Secretário Geral, Econ. LÚCIA HELENA SOARES, ratificando o Escrevente, autorizado do Tabelião, sito à Rua São Sebastião, 633, dessa cidade, após devidamente registrada a legalização da Associação. (Obs.: O Dia do Acupunturista comemora-se em 23 de março a partir de 1997, cuja comemoração inicial ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo).
Passando um ano e meio aproximadamente – após a fundação da A.N.B.A.T.H., devido a diversos contratempos, foi homologado o Estatuto por conter intens não compatíveis com a realidade estatuária. Sacramentada a homologação do Estatuto no dia 1º de julho de 1995, na 1ª Reunião Ordinária da Associação e registrada no livro ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DE HOMOLOGAÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA DE ACUPUNTURA E TERAPIAS HOLÍSTICAS (A.N.B.A.T.H.).
Na Reunião, ficou deliberada a filosofia norteadora da novel Instituição, baseada principalmente em “Desenvolver conhecimentos pertinentes às áreas da Medicina Bionergética Oriental inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Terapias dela emanada, bem como a Filosofia que rege o Pensamento Oriental, no geral e, em particular, na área da Saúde e da Enfermidade, estendendo-se em outros campos de tratamento não-convencional ou complementando os já conhecidos (eis o porquê de Terapias Holísticas). Procurar elevar a Cultura Médica Terapêutica, Científica e Popular em prol do Saber Universal, dando mais humanismo aos que sofrem no Corpo Físico e Corpo QI (Ki, Ke, Tchi, T’si). Estende-se em promover eventos, tais como: palestras, cursos, seminários, simpósios, congressos, jornadas, grupos de estudo, colóquios, oficinas...; prestar orientação terapêuticas preventiva e tratamental baseada no pensamento oriental e criptológico, integrando com o racionalismo cientifico oriental como respaldo omplementar no fortalecimento do Saber; manter intercâmbio com outras Entidades de classe, porém mantendo Identidade Própria e conveniar com Farmácias, Laboratórios de Análises Clinicas, Sindicatos e outras Organização de recíproca colaboração”.
HISTÓRICO
A História do amadurecimento da A.N.B.A.T.H. começa no ano de 1992, quando o Profº Hirashi Kaneshiro (foi o Vice-Presidente na gestão inicial, porém exercendo o cargo de Presidente Interino em decorrência de a Presidenta passar por situações de força maior) – em um grupo de amigos da área – sugere formar uma Associação que congregasse as associações existentes, principalmente vinculadas à Acupuntura (Zhen-Jiú ou Shin-Kiú) / Moxabustão (Okiú) e Terapias afins (Shiatsu, Quiroprática, Do-In, Ventosaterapia Oriental – Sui-Damá,..). (Obs..: foi dessa idéia que surgiu a CONAT, porém devido às divergências, afastei-me).
Nesse mesmo ano – final de 1992 a Profª Lylian Maria Machado de Oliveira, inteirando-se da situação desvirtuada, sugere formarmos, então, uma entidade de pensamento comum no progresso das Terapias Orientais, sem o ranço social da discórdia e de aparte amento desnecessário , como geralmente acontece em tais decisões. Ratifiquei a idéia, achando-a plausível e prática. Após pensar muito, quanto ao nome da instituição, prevaleceu a sugestão dela, de ótima colocação que foi por mim aprovada: Associação Nipo-Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas, com a sigla A.N.B.A.T.H..
O termo Nipo-Brasileiro é em homenagem ao imigrantes japoneses que trouxeram para o Brasil a milenar arte de tratar os doentes por meio de agulhas, queima de capim, Tui-Ná, Shiatsu e pressupuntura forte ( um misto de Do-In e outras prática orientais). Bem como nisseis que absorveram esses conhecimentos e passaram a praticá-los, porém como enfoque Ocidente-Oriente. No entanto, a Associação estende-se sem discriminação de raça, etinia, grupo social, condição econômica, profissão ou outro motivo qualquer.
Com este pensar, foi colocado à prática, ou seja, direcionar no sentido de ser realidade. Por sugestão dela mesma, Profª Lylian, a Presidência seria constituída de Presidente e Vice-Presidente, onde ela preferia ser a Vice-Presidente. No entanto, nodia da oficialidade da Entidde – eu, Hirashi, que seria Presidente, por motivo de força maior ( encontrava-me adoecido) não pude estar em Ribeirão Preto, SP, para assinar. Então, ela assume o cargo de Presidenta e passo a ser Vice-Presidente. Isto perdura até março de 1997, quando, após o Congresso realizado lá, Ela renuncia para que pudesse agilizar melhor em São Paulo. Isto ocorreu após o l CONGRESSO SUL-AMERICANO DE ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS, organizado e desenvolvido pela A.N.B.A.T.H.. (Obs.: Devido á falta de tempo pelos afazeres particulares e profissionais, conforme alegou a Presidenta da época, não poderia estar vindo a São Paulo constantemente às reuniões da A.N.B.A.T.H., onde vinha ocupando a posição de Presidente Interino). Imediatamente, ela passa a ser PRESIDENTA DE HONRA e Co-Fundadora da A.N.B.A.T.H., onde passo a ser Presidente da Entidade, que perdura até o presente momento (Out – 1999)
Desde então, foram realizados Simpósio ( Drenagem Linfática e Estresse-Depressão), lV Congresso Holístico da A.N.B.A.T.H., em São Paulo e Seminários em Santana (bairro) e Guarujá, SP. Criaram-se Regionais em Manaus, AM; Rio de Janeiro, RJ; Baixada Santista, SP; Fortaleza,CE; Itajaí,SC; Londrina, PR (extinta em ago-99); Belo Horizonte, MG e outras localidades.
Os cursos vêm-se desenvolvendo normalmente, bem como Palestras caritativas e/ou gratuitas.Foram feitos convênios com Farmácias Homeopáticas e Laboratórios de Análises Clínicas.Atualmente, apóia o Sindicato dos Acupunturistas e Terapias Orientais do Estado de São Paulo. (S.A.T.O.S.P).
A A.N.B.A.T.H. tem colaborado com outras Associações de Classe na regulamentação da Acupuntura (Zhen-Jiú ou Shin-Kiu) e outras Terapias orientais extensivas também pra não-médicos, desde que tenham conhecimentos suficientes para o pleno exercício da medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura (Zhen-Jiú ou Shin-Kiú), Quiroprática (Ocidental e Oriental) e Terpais Afins.Outros planos a médio e Curto período de tempo estão na pauta do dia.
PRESIDENTE DA A.N.B.A.T.H
Professor Hirashi Kaneshiro