Acupunturista.net

Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil

Associações de Classe no Brasil

 

Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil

   A AMECA foi fundada em 3 de julho de 1983 como Associação de Acupuntura da América do Sul, sendo alterada para Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil em 21 de dezembro de 1998.


   A AMECA filiou-se à WFAS (World Federation of Acupunture-Moxibustion Societies) em 22 de novembro de 1987, sendo aprovada como membro fundadora dessa organização. É a primeira entidade de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) do Brasil reconhecida pela WFAS.


   Nossa associação é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivos: Divulgar a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no Brasil e na América do Sul. Unir e promover o intercâmbio entre os praticantes de MTC e Acupuntura, tanto no Brasil como na América do Sul. Divulgar a prática da MTC como fator de crescimento da saúde do povo brasileiro e sul-americano. Aumentar o nível técnico dos acupuntores e prezar a ética e a integridade no atendimento à população.


   Os presidentes da AMECA, eleitos pelos associados desde sua fundação, foram respectivamente: Sr. Tsen Yu Lu, Sr. Fang Tien Min, Sr. Fang Tien Hua, Sr. Chu Tien His, Sr. Liu Chih Ming, Sr. Liu Fang e Drª Hui Qing (Atual Presidente). Nosso trabalho em suas atividades pelo desenvolvimento da Acupuntura no Brasil e assistência a seus membros, a AMECA já organizou 14 seminários (todos gratuitos para seus membros), publica trimestralmente um boletim informativo em chinês e português, oferecendo ainda descontos em cursos diversos.


   A AMECA também promove provas e cursos preparatórios para exames oficiais, autorizado pelo Centro Internacional de Exames de Acupuntura de Beijing - China, que qualificam acupuntores nos níveis A e B. Em setembro de 1999 promoveu o primeiro curso preparatório para o Exame Internacional de Acupuntura da WFAS, o qual teve ótimos resultados. Dentro de nossa associação temos quatro acupuntores classificados internacionalmente como Nível A: Sr. Liu Chih Ming, Sr. Ho Li Chien, Sr. Ho Li Chin e Sra. Huang Pai Yu. Atualmente a AMECA conta com um quadro de 200 associados, entre chineses, brasileiros, coreanos, japoneses e membros de países sulamericanos como Bolívia e Paraguai.


   Os membros são sempre incentivados a manter um alto nível técnico na sua aplicação e um elevado nível ético em sua clínica. Regulamentação da Acupuntura no Brasil A AMECA esteve várias vezes em Brasília para dialogar com Senadores e Deputados, de modo a ajudar na regulamentação da prática da Acupuntura no Brasil. Também com esse objetivo, a AMECA se mantém em contato com autoridades internacionais visando uma correta regulamentação dessa atividade milenar.


   Como a prática da Acupuntura ainda não está regulamentada no Brasil, nossa associação trabalha para ajudar todos os acupuntores a lutarem por seus direitos e continuar divulgando a cultura milenar da MTC, com todos os seus conhecimentos.


Filiação: Todos podem se filiar à AMECA e usufruir de seus inúmeros benefícios. Mesmo que você não seja um acupuntor formado, poderá se registrar como estudante, com todos os benefícios e privilégios.


 

Outras Associações

 

Voltar