A SOBRAPA foi fundada em 28 de junho de 2002 como Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com caráter cientifico, cultural, de política de classe, relacionada à Psicologia e Acupuntura.
Tem como objetivo representar os psicólogos em âmbito nacional que sejam também acupunturistas (também denominados acupuntores).
Representar os psicólogos acupuntores quando solicitado ou quando se fizer necessário perante as instituições previdenciárias, de saúde privada ou pública. Incentivar o aprimoramento da Psicologia e da Medicina Tradicional Chinesa promovendo congressos, simpósios, debates e encontros. Editar boletins e artigos sobre a Psicologia e Medicina Tradicional Chinesa.
Defender os interesses profissionais dos psicólogos acupuntores. Colaborar com entidades de saúde encarregadas da defesa da ética profissional.
Divulgar e orientar a população em geral sobre o trabalho do psicólogo acupuntor. Promover ações que favoreçam a constante evolução sócio-cultural dos psicólogos acupuntores.
A SOBRAPA obteve seu Registro no CRPSP em 13 de setembro de 2002, sob o nº PJ 2574 conforme aprovação na plenária nº 1112 de 13 de setembro de 2002.
Em 24 de abril de 2003, a Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura – SOBRAPA, entra para o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira que é o espaço mais amplo e legítimo de organização e construção coletiva da Psicologia Brasileira. É composto por entidades de âmbito nacional, que são científicas, profissionais, sindicais e estudantis.