Considerando sua fundação em 23 de setembro de 1986, como AMPA-Associação Paulista de Acupuntura, e o atual contexto como AMBA-Associação Médica Brasileira de Acupuntura, a AMBA teve como objetivos principais, desde sua origem, e contando com o apoio de seus Fundadores, Diretores, Federadas, Regionais funcionários e associados:
Servir de apoio ao médico acupunturista de forma que ele esteja e se sinta amparado científica, cultural, social e jurídicamente. Colaborar no estabelecimento de normas para o ensino e o aprimoramento da prática de Medicina Chinesa-Acupuntura a nível médico.
Obter o reconhecimento da Medicina Chinesa-Acupuntura junto aos Órgãos da Classe Médica (Acupuntura foi reconhecida como Especialidade Médica pelo Conselho Federal de Medicina, por meio da Resolução no. 1455 de 11 de agosto de 1995; Em 1988 pela Associação Médica Brasileira e em 2002 pela Comissão Mista de Especialidades, composta pela AMB/CFM e CNRM-Comissão Nacional de Residência Médica).
Estabelecer critérios de qualificação e conferir Título de Médico Acupunturista segundo normas do CFM e AMB.
Apoiar a implantação desta Disciplina nas Escolas Médicas para o seu desenvolvimento de caráter Científico-Acadêmico. Realizar trabalhos de pesquisa, organizar cursos, congressos e seminários.
Defender a população contra a prática indiscriminada da Acupuntura por pessoas não devidamente capacitadas. Orientar a população quanto aos benefícios reais que esta prática pode trazer quando realizada por profissionais idôneos.
Contribuir para a educação continuada dos profissionais médicos na área da Acupuntura, promovendo e estimulando as diferentes formas de intercâmbio entre entidades que buscam o desenvolvimento da pesquisa, a divulgação e a consolidação da Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura.