A Associação Brasileira de Acupuntura – ABA é a sucessora da Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental, fundada em 1958, pelo Professor Frederico Spaeth, fisioterapeuta e massoterapeuta. Naquele ano, Spaeth formou os pioneiros acupunturistas no 1º Curso de Formação em Acupuntura para profissionais da saúde no Brasil.
Em 1961, junto com os Drs. Ermelino Pugliesi e Ary Telles Cordeiro, o professor Spaeth fundou o Instituto Brasileiro de Acupuntura – IBRA , primeira clínica institucional de Acupuntura no Brasil.
Posteriormente agregaram-se ao IBRA os Drs. Evaldo Martins Leite, Aguinaldo Sampaio de Almeida Prado e Ruy Cesar Cordeiro que constituíram o núcleo da 1ª Diretoria da ABA, após a modernização estatutária da Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental, em 1972.
Desde sua origem, os objetivos da ABA têm sido o estudo, divulgação, pesquisa e promoção da Acupuntura, bem como a união dos profissionais e estudiosos desse milenar processo de cura e manutenção da saúde. Neste trajeto, a entidade enfrentou resistências de diversas naturezas, inclusive pelo fato de que a Acupuntura praticada no nosso País era então, em grande parte, restrita, quase como a um gueto, às colônias orientais, que a trouxeram com os primeiros imigrantes, há mais de 100 anos.
Hoje a ABA:
* Ministra cursos regulares de formação em Acupuntura, de nível internacional, para profissionais na área da saúde, seguindo as normas definidas pela CIPLAN – Comissão Interministerial de Planejamento, Órgão Federal com jurisdição em todo o território nacional.
* Participa de Congressos Internacionais nas diferentes partes do mundo, apresentando trabalhos relevantes e inéditos sobre Acupuntura humana, animal e vegetal.
* Promove e organiza simpósios, seminários e congressos de âmbito nacional, com a participação de profissionais brasileiros e do exterior.
* Luta, desde sua fundação, pela regulamentação do ensino e da prática da Acupuntura no Brasil, defendendo a ideia de que os profissionais sejam da área da saúde e que tenham formação adequada, definida pelos órgãos oficiais competentes e supervisionados pelos futuros Conselhos Regionais e Federal de Acupuntura.