Ao entrar na academia, buscando a minha graduação em Medicina Veterinária, não tinha noção da imensidão da profissão escolhida. Fascinado pela vida selvagem, direcionei os estudos à fauna selvagem, estudando o comportamento e a medicina de animais silvestres, incipientes na época e atualmente apenas ferramentas da medicina da conservação. As numerosas ações antrópicas acabam por restringir a vida silvestre nas grandes cidades e, numa escola urbana de medicina veterinária, estudar a medicina e o comportamento de tais animais, inevitavelmente nos leva aos animais cativos e modelos domésticos.
Concluída a graduação, a labuta como profissional num dos maiores zoológicos do N-NE durante quase cinco anos, com parcos recursos, cercado de dezenas de estagiários brasileiros e estrangeiros, estudantes inquietos de medicina veterinária e biologia, mostram a todo instante a necessidade do estudo continuado, em busca de conhecimentos que resolvam os problemas apresentados ao recém formado médico veterinário. As atividades concomitantes na clínica de pequenos, com animais silvestres mantidos por particulares e depois na Seção de Cães de Guerra da briosa Companhia de Polícia do Exército da 6ª Região Militar apenas reforçaram o sentimento de que falta algo mais que apenas recursos.
O estudo de técnicas e terapias de baixo custo acabou por apresentar um dos azimutes a ser seguido. As terapias, ditas alternativas para nós ocidentais, são um recurso de valor inestimável no trabalho daqueles que pretendem manter o nosso ambiente saudável. Domésticos ou selvagens, os animais nos cercam em todas as atividades cotidianas: alimentação, lazer, ensino, saúde... vivem em nosso ambiente. Cabe a nós veterinários a missão de "Curar, frequentemente aliviar, confortar sempre."
Cláudio Vieira Lyra
Médico Veterinário
http://lattes.cnpq.br/7621240963954149
Veterinária
(Ufba, Instituto Bioethicus E Aiqa)
» PERGUNTA:
Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.
» RESPOSTA:
Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »