Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA E O BRUXISMO ASSOCIADO À SÍNDROME DE RETT


Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo mostra a eficácia do uso de Acupuntura no tratamento do bruxismo associado à síndrome de rett, anomalia genética que causa desordens de ordem neurológica e aparece somente em crianças do sexo feminino.

A síndrome compromete progressivamente as funções motoras e intelectuais, provocando distúrbios de comportamento e dependência, uma vez que a criança torna-se isolada e mostra sinais de desenvolvimento lento podendo, inclusive, levar à perda das habilidades manuais. Uma das manifestações da síndrome é o bruxismo, ato que apertar ou ranger os dentes durante o sono.

RESUMO: A síndrome de rett (SR) é uma doença neurodegenerativa, é caracterizada pela suspensão do desenvolvimento neurológico do cérebro que afeta exclusivamente o sexo feminino e ocorre em uma diversidade de grupos raciais e étnicos no mundo inteiro.

Na área odontológica poucos estudos se propuseram a estabelecer protocolos preventivos e terapêuticos que melhorem a qualidade de vida dessas pacientes.

Na verdade, pouco se conhece sobre as manifestações bucais da síndrome. Sabe-se que o bruxismo é uma de suas principais características. Por essa razão, é essencial a presença de um cirurgião dentista na equipe de tratamento das pacientes portadoras.

Além de levar a conseqüências desastrosas em termos de oclusão, o bruxismo causa desconforto para paciente e ansiedade de quem a rodeia.

MÉTODOS: Em nosso trabalho, analisamos os aspectos bucais de 13 pacientes. Encontramos o bruxismo como a principal manifestação bucal da síndrome nessa amostragem. Elaboramos um tratamento para o bruxismo associando o uso de uma placa ortodôntica e terapia com Acupuntura.

RESULTADO: o tratamento se mostrou eficaz, diminuindo consideravelmente o bruxismo, principalmente nos cinco dias posteriores à aplicação da Acupuntura.

AUTOR: Araujo, Luiz Carlos Arias

TÍTULO: “Manifestações bucais na Síndrome de Rett: aspectos clínicos e terapêuticos”

FONTE: http://143.107.73.17/F/SMFT14S13SJDGJSXA8VVGAA21Q88DLL852UNG484VV4R24CPMS-77545?func=full-set-set&set_number=057462&set_entry=000007&format=999




Compartilhe:

Mais Paralisia Cerebral em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros