Acupunturista.net

 

TRATAMENTO DE ALERGIAS COM A MEDICINA CHINESA


Alergias e Medicina Chinesa

 

No tratamento da alergia, a Medicina Chinesa procura a eliminação permanente da doença e não apenas atenuar os sintomas.

De acordo com a Medicina Chinesa, vários factores patogénicos estão envolvidos nos casos de alergia, sendo o mais determinante o factor “vento frio” no meridiano do pulmão. O frio posteriormente transforma-se em calor provocando estagnação do chi, do sangue e mucosidade.

Por vezes o excesso de mucosidade é provocado por vazio de chi no baço.

A estratégia da Medicina Chinesa para o tratamento das alergias passa por, para além da eliminação dos sintomas, tratar o chi do pulmão, repelindo o “vento” e fortalecendo o sistema defensivo do corpo.

 

 Check up para tratamento de Alergias

 

Antes de iniciar o tratamento da alergia o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo.

Alguns indicadores são obtidos a partir da observação da língua, face, olhos, pulso e também do corpo

Nos pacientes com alergias, normalmente são identificadas deficiências no chi do pulmão e do baço.

O chi do pulmão é responsável pelo funcionamento do sistema respiratório, enquanto que o do baço controla o transporte de líquidos no organismo, entre os cais o muco que se pode alojar nos pulmões.

Com a identificação da origem e tipo de desequilíbrio, o Especialista em Medicina Chinesa estabelece o programa terapêutico adequado e inicia, na mesma sessão, o tratamento da alergia.

 

Programa terapêutico para o tratamento de Alergias

 

No tratamento da alergia com a Medicina Chinesa, o terapeuta faz uso de um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a complementaridade do processo, sendo os métodos mais utilizados a fitoterapia, a dietética e a acupunctura.

Existem produtos de fitoterapia que visam fortalecer o chi do pulmão ou do baço para impedir a formação excessiva de muco..

A dietética tem um papel determinante no tratamento das alergias, sobretudo nas alergias sazonais. Devem ser evitados doces, lacticínios, iogurtes e alimentos frios que contribuem para a formação de muco nos pulmões. As sopas, verduras e grãos cozidos facilitam a digestão, prevenindo a formação de muco.

A acupunctura desempenha também um papel relevante no tratamento das alergias, existindo técnicas e protocolos quer para o alivio imediato, quer para a eliminação da condição alérgica.

Existem técnicas de acupunctura muito recentes como a NAET (Nambudripad's Allergy Elimination Technique) em que o paciente está exposto á substância causadora da alergia em simultâneo com o tratamento de acupunctura.

No tratamento da alergia, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico estabelecido.

Apesar de o enfoque ser a erradicação definitiva da alergia, na maior parte dos casos, regista-se diminuição dos sintomas logo após a primeira consulta.

 

Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento das alergias.

 

Fonte : http://www.clinicameihua.pt/MedicinaChinesa/Alergias/TratamentodeAlergias.aspx



 




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros