Acupunturista.net

 

ACUPUNTURISTA CRIA PROJETO VOLUNTÁRIO PARA AJUDAR DEPENDENTES QUÍMICOS EM SP

Thu, 6 Feb 2020 11:39 hs




Ramon Reis começou o 'Desintoxica SP' sozinho na Cracolândia. Financiamento coletivo permitiu atender mais pessoas em situação de vulnerabilidade em outros locais.

 

“Parece que o corpo fica leve. Estou mais calma”, diz Ana Carolina dos Santos, logo após sair de uma sessão de acupuntura em um centro de acolhimento para moradores de rua na Zona Norte de São Paulo. Com 31 anos, ela nunca tinha ouvido falar sobre as agulhas da técnica milenar da medicina chinesa até conhecer Ramon Reis.

Há dois anos, o acupunturista iniciou sozinho um projeto voluntário na região da Cracolândia, no Centro da capital, para ajudar dependentes químicos em situação de vulnerabilidade a parar de usar drogas. Atualmente o “Desintoxica SP” atende também em outros pontos da cidade e a equipe já tem mais de 20 profissionais.

“A acupuntura trabalha com a parte mental e corpórea. Se pessoa que está muito ansiosa, muito eufórica, ela fica tranquila. A ansiedade e a fissura fazem a pessoa entrar em contato com as drogas. Então a gente está fazendo um trabalho de redução de danos”, diz Ramon.

A “redução de danos” é um tipo de abordagem para o tratamento da dependência que propõe acompanhamento de profissionais de saúde para a diminuição gradual do consumo da substância. Ela é diferente da abstinência, que é uma interrupção bruta. Não há consenso entre os especialistas sobre qual é mais eficiente.

 

“Muitas vezes a recaída faz parte do processo. Mas vamos atender, vamos persistir. É um dia atrás do outro. A pessoa tem dor de cabeça, insônia, dores. A gente vai tratando com o que a acupuntura traz para que ela se sinta bem naquele dia e siga em frente”, diz.

A técnica da acupuntura, que consiste na aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças, é originária da Medicina Tradicional Chinesa. No Brasil, a prática é reconhecida oficialmente há cerca de 20 anos e está disponível no SUS dentro do programa de Medicina Integrativa do Ministério da Saúde. Para exercer a profissão é necessária a formação em cursos de especialização.

 

fonte :

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/11/01/acupunturista-cria-projeto-voluntario-para-ajudar-dependentes-quimicos-em-sp.ghtml

Oferecimento :



Compartilhe:

Textos Relacionados


07/07/2020

Acupuntura é eficaz para amenizar todos os tipos de estresse

17/02/2020
16/01/2020
19/12/2019

Como a técnica milenar chinesa ajuda celebridades a curar e tratar lesões, doenças e mais

28/11/2019

Livre de substâncias químicas, a técnica também promove relaxamento e bem-estar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros