Acupunturista.net

 

SÃO-CARLENSE APRESENTA TRABALHO EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Mon, 2 Jul 2012 07:00 hs




Nos dias 22 e 23 de junho, em São Paulo, no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aconteceu o 3° Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, que tem como objetivo apresentar estudos realizados e aplicabilidade sobre o assunto.

As Práticas Contemplativas são trabalhos que integram mente-corpo e têm sido utilizadas por diversos setores públicos e privados da saúde, atuando como complemento no tratamento de doenças ou para promoção de bem-estar e uma melhor qualidade de vida.

Dentro do simpósio, o pesquisador Márcio Bertuga apresentou seu trabalho voltado para acupuntura voltada para assistência e tratamento de pacientes portadores de arritmia cardíaca.

Os trabalhos envolvendo as pesquisas tiveram início no ano passado e foram concluídas no início deste ano, e, segundo o pesquisador, esse tipo de estudo é pioneiro para esse tipo de patologia e tratamento. “Primeiro foi feita uma pesquisa na biblioteca virtual de saúde. Como esse tipo de terapia para o tratamento de arritmias cardíacas, que é o foco do trabalho, essas bases de dados não tinham trabalhos específicos utilizando a acupuntura no tratamento. Então, teve que ser feito um levantamento bibliográfico. A partir desses livros, nós fizemos um levantamento de como a Medicina Tradicional Chinesa trata os problemas cardíacos, e baseados nesses diagnósticos tradicionais da medicina chinesa nós encontramos pontos de acupuntura que tratam especificamente essas síndromes e que tem correlação direta com os processos arrítmicos”, explicou Bertuga.

O próximo passo para a pesquisa será passar o que está no papel para a prática. “O primeiro passo está dado, que é o levantamento bibliográfico da possibilidade do tratamento das arritmias com a acupuntura. O passo seguinte seria dar seqüência numa próxima pesquisa e fazer um levantamento prático”, informou o pesquisador Márcio Bertuga.

O tratamento feito através de acupuntura não utiliza remédios para tratar doenças. As agulhas, aplicadas em pontos específicos no corpo, estimulam o próprio organismo humano a produzir anti-corpos. Nesse sentido, o pesquisador ressaltou a importância do estudo. “A nossa pesquisa foi em cima de que existe um diagnóstico na medicina chinesa para isso e existe a possibilidade de tratamento. Nós mostramos quais os pontos da acupuntura que podem ser utilizados para esse tratamento”.  

 

Fonte: Jornal Primeira Página ( http://www.jornalpp.com.br/cidades/item/15219-s%25C3%25A3o-carlense-apresenta-trabalho-em-simp%25C3%25B3sio-internacional )



Compartilhe:

Textos Relacionados


07/07/2020

Acupuntura é eficaz para amenizar todos os tipos de estresse

17/02/2020
06/02/2020

Acupunturista cria projeto voluntário para ajudar dependentes químicos em SP

16/01/2020
19/12/2019

Como a técnica milenar chinesa ajuda celebridades a curar e tratar lesões, doenças e mais

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros